back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 15:52:47
Publicidade
Publicidade

DF soluciona 94% dos desaparecimentos em 2025

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

CPMI do INSS aprova quebras de sigilos em investigação

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga...

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...
Publicidade

O Distrito Federal mantém um dos maiores índices de localização de pessoas desaparecidas do país, com 94% dos casos solucionados entre janeiro e setembro de 2025. O percentual reafirma o DF como referência nacional, após ter alcançado 98% de localização em 2024, graças a uma política pública integrada e humanizada.

Apesar do sucesso nas buscas, o Secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, fez um apelo crucial à população: registrar a ocorrência imediatamente, sem esperar 24 horas.

“A forma como a família age nas primeiras horas pode definir o desfecho do caso. Por isso, pedimos que o registro seja feito imediatamente e da maneira mais completa possível”, orienta o secretário.

O desafio persiste: apenas 42% dos casos são registrados nas primeiras 24 horas, período considerado decisivo para o sucesso das buscas.

O alto índice de localização é atribuído à articulação entre tecnologia, agilidade e suporte familiar. A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, reforçou que o percentual “é resultado de um trabalho integrado e de uma política pública sólida, que coloca cada vida como prioridade”.

Entre as principais iniciativas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) estão:

  • Protocolo sinal de busca imediata: Compartilha a imagem do desaparecido em minutos com mais de 30 órgãos do DF e de outros estados.
  • Rede de atenção humanizada: Oferece suporte jurídico e psicológico aos familiares.
  • Perfil oficial no instagram (@desaparecidos_df): Padroniza a divulgação de informações, mobilizando a sociedade de forma segura.

Entre janeiro e setembro de 2025, o DF registrou 1.666 desaparecimentos, com 1.573 pessoas localizadas. O tempo médio para o registro, no entanto, é alto: 93 horas e 20 minutos.

O perfil das vítimas é majoritariamente masculino (64%), e 43% estão na faixa etária entre 30 e 59 anos. Ceilândia, Planaltina, Brasília e Samambaia são as regiões com maior número de casos.

A SSP-DF alerta para os riscos de golpes. O subsecretário Jasiel Fernandes pede que a divulgação em redes sociais seja feita apenas em alinhamento com o perfil oficial para evitar que familiares se tornem vítimas de chantagens e extorsões.

A Polícia Civil do DF (PCDF) também participa da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. O material colhido pelo Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) é inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos para cruzar dados de pessoas vivas com restos mortais não identificados.

Familiares podem agendar a coleta de material genético no IPDNA rotineiramente, bastando registrar a ocorrência em qualquer delegacia do DF.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.