back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 11:13:40
Publicidade
Publicidade

Estudo indica segurança de vacina chinesa contra Covid-19, diz Doria

Publicado em:

Notícias relacionadas

GDF abre cadastro de ambulantes para eventos esportivos

A Secretaria Executiva das Cidades vai cadastrar interessados em...

Janeiro Branco leva escuta ativa e música às UPAs do DF

Entre um plantão puxado e outro, o cuidado também...

Ceilândia recebe 67ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão

Ceilândia volta a ser palco do encontro direto entre...

Buscas por duas crianças no Maranhão chegam ao 12º dia

As buscas por duas crianças desaparecidas em um quilombo...

DF abre vacinação contra gripe para todos neste sábado

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai...
Publicidade

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (23) que estudos clínicos comprovam a segurança da CoronaVac, vacina chinesa contra Covid-19 desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Doria afirmou que 94,7% dos mais de 50 mil voluntários testados na China não apresentaram nenhum sintoma adverso em relação à vacina CoronaVac.

“Os resultados dos estudos clínicos realizados na China mostraram baixo índice, de apenas 5,3%, de efeitos adversos e de baixa gravidade – a maioria apresentou apenas dor no local da aplicação da vacina”, disse Doria, ressaltando ser comum esse tipo de reação.

“Resultados comprovam que a CoronaVac tem excelente perfil de segurança e comprovam também a manifestação feita pela OMS há duas semanas indicando a CoronaVac como uma das oito mais promissoras vacinas em desenvolvimento em seu estágio final em todo o mundo”, completou o governador.

Destes que apresentaram efeitos adversos, 3,08% relataram dores no local da aplicação da vacina, 1,53% sentiram fadiga e apenas 0,21% tiveram febre como efeito colateral. O governo afirmou também que 7 das 50.027 pessoas vacinadas na China apresentaram efeitos considerados mais graves, como perda de apetite, dor de cabeça e febra acima de 38,5 ºC.

Doria afirmou que os estudos chineses demonstraram que a CoronaVac apresentou 98% de eficiência na imunização das pessoas testadas no país asiático e voltou a dizer que o primeiro lote da vacina, com 5 milhões de doses, será recebido no Instituto Butantan já em outubro.

Na mesma entrevista, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o governo de São Paulo já obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliar de 9 mil para 13 mil os voluntários testados nas fases subsequentes do programa, em que devem ser incluídos também crianças e idosos.

“Recentemente foram aprovados os estudos de fase 1 e 2 em crianças na China, que devem começar brevemente. Na fase 1 serão testadas 72 crianças. Na fase 2 serão mais 480 voluntárias”, completou Covas.

Vacinação

Doria também voltou a prometer que até o final de fevereiro de 2021 o governo de São Paulo receberá 60 milhões de doses da vacina, o que ele disse ser suficiente para imunizar toda a população de São Paulo.

“Deveremos, por óbvio, aguardar a finalização da terceira e última fase de testagem e seus resultados e a aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Mas já em dezembro, na segunda quinzena, poderemos iniciar a imunização de acordo com critérios de vacinação adotados pela secretaria da Saúde do estado de São Paulo e dentro do protocolo do Ministério da Saúde”, disse o governador.

O governador destacou que médicos e paramédicos serão os primeiros a receber o imunizante e disse que o estado já fez tratativas com o Ministério da Saúde para a compra de mais doses para distribuição em todo o país.

“Já fizemos negociações com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que o Ministério da Saúde possa comprar mais 40 milhões de doses desta vacina para permitir a vacinação de brasileiros de outros estados do país.”

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.