Em apenas uma semana, as ações de fiscalização tributária da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) apreenderam mais de R$ 3 milhões em mercadorias que circulavam em rodovias e transportadoras com documentação fiscal irregular. As operações resultaram na constituição de créditos tributários que ultrapassam R$ 1,4 milhão entre impostos e multas.
As apreensões evidenciam o uso de inteligência fiscal avançada para coibir a sonegação e proteger a economia do DF.
Cerveja, óleo e fertilizantes entre os destaques
Grande parte das ações se concentrou em rodovias cruciais, como a BR-020, BR-060 e BR-251. Entre os produtos com documentação inidônea apreendidos, destacam-se:
- Bebidas: Mais de 38 mil latas de cerveja e 4.200 unidades de refrigerante.
- Lubrificantes: 22 mil litros de óleo lubrificante automotivo.
- Alimentos: 25 toneladas de farinha de trigo, 12,1 mil litros de óleo de soja, 15 toneladas de açúcar e 500 quilos de café.
- Agronegócio/Comércio: 26 toneladas de adubos e fertilizantes, além de 625 jogos de mesas e cadeiras.
Defesa do Comércio Local
O coordenador de Fiscalização Tributária da Seec-DF, Silvino Nogueira Filho, ressaltou que o objetivo das operações vai além da arrecadação. “A ação dos auditores vai muito além da simples fiscalização — trata-se de uma defesa do comércio local, da livre concorrência e da sustentabilidade do desenvolvimento regional”, destacou.
A fiscalização, que utiliza cruzamento de dados e análise de risco, busca ampliar a percepção de risco entre os sonegadores, estimulando a conformidade voluntária dos contribuintes no Distrito Federal e no Brasil.

