back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 23:57:48
Publicidade
Publicidade

GDF publica política para agilizar a busca por desaparecidos

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

CPMI do INSS aprova quebras de sigilos em investigação

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga...

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...
Publicidade

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo importante na área de segurança pública com a publicação da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas. O decreto, divulgado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (2), estabelece diretrizes de prevenção, enfrentamento e assistência a familiares, além de integrar o uso de tecnologia e dados para agilizar as buscas.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a nova política mostra o compromisso do GDF em tratar cada caso de desaparecimento de forma humanizada, indo além das estatísticas. “Com esta política, o Governo do Distrito Federal dá um passo histórico na estruturação de uma rede integrada, eficiente e humanizada. Mais do que uma norma, trata-se de um compromisso com a vida, com as famílias dessas pessoas”, ressaltou.

 

Rede integrada e uso de tecnologia

Na prática, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) passará a coordenar a Rede Integrada de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas (Ridesap), que unirá órgãos de segurança, saúde, assistência social e justiça. O decreto prevê a implantação do Cadastro Distrital de Pessoas Desaparecidas, que será interligado ao sistema nacional, e o fortalecimento do Sinal de Busca Imediata para garantir uma resposta mais rápida nas primeiras horas após a notificação.

A primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, destacou a importância da medida para dar apoio e respostas rápidas às famílias. Segundo o subsecretário Jasiel Tavares Fernandes, a política representa um marco regulatório que organiza responsabilidades e garante atenção digna aos familiares.

A nova medida do GDF se soma a outras ações recentes, como o recadastramento de sepulturas, com o objetivo de modernizar e dar mais transparência à administração pública.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.