Com foco na segurança dos pedestres em meio ao intenso e rápido tráfego das principais vias do Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal (GDF), através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), investiu R$ 6,5 milhões desde 2019 na manutenção e entrega de passarelas aéreas. O objetivo é reduzir acidentes e garantir a fluidez do trânsito.
O trabalho é contínuo e inclui vistorias técnicas periódicas que verificam desde a integridade estrutural até a acessibilidade de cada passarela.
Estrutural tem passarelas renovadas e entregues
Na Estrada Parque Ceilândia (EPCL), conhecida como Estrutural, foram concluídas e entregues as obras de renovação das passarelas nos quilômetros 8 e 10, com um aporte de R$ 461 mil.
A manutenção realizada pelo DER-DF incluiu reforço estrutural, substituição de bases metálicas, troca de guarda-corpos, renovação de pisos e rampas, além de pintura.
O administrador regional da Estrutural, Alceu Prestes, ressaltou o caráter vital dessas estruturas, especialmente com a construção da nova UPA na região. “As passarelas garantem acesso seguro às paradas e evitam que as pessoas arrisquem a vida tentando atravessar onde os carros passam a 80 km/h”, afirmou.
A melhoria é sentida pelos usuários. Carlos Roberto Igarahi, aposentado e PcD, de 69 anos, celebrou a renovação: “Eu me sinto mais seguro. O governo tem que manter a manutenção dessas passarelas mesmo e isso coloca a minha segurança em primeiro lugar.”
Mais passarelas entregues e previstas
Além das renovações, o GDF tem focado na ampliação da infraestrutura. Passarelas importantes como a da Água Mineral (DF-003) e a do Itiquira Shopping (BR-020) foram entregues recentemente.
Para o futuro, a meta é ainda mais ambiciosa: 12 novas passarelas estão previstas. Nove dessas estruturas já estão em fase de construção em locais cruciais como Jardins Mangueiral (DF-463), Novacap (EPIA) e no Complexo Viário Saída Leste. Outras três estão em fase de estudo, reforçando o compromisso do GDF com a mobilidade e a segurança do pedestre no DF.

