back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 06:31:51
Publicidade
Publicidade

Lula recebe líderes mundiais em Belém para Cúpula do Clima

Publicado em:

Repórter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a receber nesta quinta-feira (6), em Belém, capital do Pará, os líderes mundiais que desembarcam para a Cúpula do Clima. O evento se estende até sexta-feira (7) e marca um momento decisivo para as discussões ambientais globais, especialmente porque antecede a COP30, que será realizada na mesma cidade em novembro de 2025.

Durante os dois dias de encontro, estão programadas três plenárias temáticas, todas com abertura conduzida pelo presidente brasileiro. A primeira acontece ainda nesta quinta-feira à tarde e traz o tema ‘Clima e Natureza, Florestas e Oceanos’. Na sexta-feira, portanto, mais duas plenárias devem movimentar a agenda dos chefes de Estado presentes.

Plenária geral de líderes abre debates oficiais

Ainda pela manhã desta quinta, Lula acompanha os chefes de Estado que vão chegando até o espaço onde será aberta a Plenária Geral de Líderes. A fala de abertura fica por conta do presidente brasileiro, que dá o tom das discussões. Em seguida, ao longo do dia, os demais líderes seguem com seus discursos formais sobre o clima, cada um com até cinco minutos de duração.

Além disso, estão previstas falas de representantes de organizações internacionais durante essa plenária, que se estende por hoje e amanhã. Dessa forma, o evento consegue concentrar diversas vozes e perspectivas sobre a crise climática em um curto espaço de tempo.

Lançamento do fundo florestas tropicais para sempre

Depois de abrir a plenária, o presidente Lula recebe as lideranças mundiais em um almoço oficial destinado ao lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, sigla em inglês). Nesse encontro, o presidente brasileiro vai argumentar diante dos líderes sobre a importância da manutenção desse fundo para auxiliar países que preservam florestas tropicais.

O Brasil, aliás, está entre os nove países que abrigam a floresta amazônica em seus territórios. Por isso, a proposta do fundo ganha peso político e estratégico, principalmente porque depende do engajamento financeiro de nações desenvolvidas para funcionar na prática.

Belém se transforma para receber o mundo

A capital paraense passou por intensas obras de infraestrutura, algumas ainda em andamento, para estar à altura de um evento dessa magnitude. Além disso, a cidade assumiu simbolicamente o posto de capital do país, condição que se mantém até o encerramento da COP30, marcado para 21 de novembro de 2025.

No começo desta semana, Lula decretou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), atendendo ao pedido do governador do Pará, Helder Barbalho. O decreto segue os mesmos procedimentos de segurança aplicados em grandes eventos internacionais realizados no Brasil recentemente, como a Cúpula do G20 e a reunião dos BRICS no Rio de Janeiro. Assim, as forças de segurança ganham reforço para garantir a tranquilidade do evento.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.