back to top
24 C
Brasilia
terça-feira, 9 junho 2026, 06:05
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaMetrô-DF funciona normalmente mesmo com redução de usuários

Metrô-DF funciona normalmente mesmo com redução de usuários

Publicado em

Cobertura relacionada

DF reduz crimes letais e lidera ranking de segurança

Crimes letais colocam o DF na liderança nacional, mas furtos, feminicídio e segurança nas ruas seguem como desafios.

EUA propõem tarifa extra de 12,5% sobre Brasil

Tarifa que os EUA pretendem de 12,5% sobre importações brasileiras é proposta em investigação sobre trabalho forçado.

Indústria cresce pelo 4º mês, mas segue longe do pico

A Indústria cresceu 0,7% em abril e avança pelo quarto mês, mas ainda segue abaixo do pico histórico de 2011.

PEC do fim da 6×1 deve passar por comissão no Senado

A escala 6x1 deve passar por comissões no Senado Federal, após Alcolumbre defender debate sem pressa sobre a PEC.

Corpus Christi muda horários de serviços no DF

Corpus Christi muda horários de serviços no DF, com alterações em transporte, lazer, cultura e atendimento público.

DF incinera 50 toneladas de drogas apreendidas

Destruição de entorpecentes fecha ciclo de investigações contra o...
Publicidade

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) mantém o sistema operando normalmente, apesar da redução drástica no número de usuários. Trata-se de uma estratégia para possibilitar o distanciamento entre os usuários nas estações e nos trens, considerando que o funcionamento do sistema de transporte público é um serviço essencial à população do Distrito Federal e faz parte do esforço governamental de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Pelo sistema, transitam também as forças de segurança e os profissionais de saúde.

Na segunda-feira (23), o Metrô-DF registrou o menor número de usuários desde o anúncio da pandemia, no dia 11 deste mês, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O sistema circulou com 30.512 passageiros, o que corresponde a 17,6% da quantidade de pessoas que usam o sistema regularmente numa segunda-feira normal. Desde as primeiras medidas de enfrentamento à Covid-19 anunciadas pelo GDF, o movimento nas estações e trens vem caindo gradualmente, todos os dias da semana, e de forma crescente.

Para garantir a segurança dos usuários e dos empregados, o Metrô-DF reforçou a higienização dos trens e das estações desde o último dia 16, e mantém as janelas basculantes abertas. Também foi instituído o teletrabalho na área administrativa, com dispensa de empregados da operação e manutenção em grupo de risco, bem como foram adotadas outras medidas alinhadas com as diretrizes dos órgãos oficiais e orientações das autoridades sanitárias.

Um grupo de trabalho especial, composto por representantes de diversas áreas da companhia e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindimetrô-DF), da Associação dos Metroviários (Asmetrô) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), está em plantão permanente, reavaliando as ações da empresa à medida que chegam novas informações a respeito da evolução dos casos no DF.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade