back to top
24 C
Brasilia
domingo, 28 junho 2026, 17:26
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaPolítica DFMulheres empreendedoras são destaque em homenagem da CLDF

Mulheres empreendedoras são destaque em homenagem da CLDF

Publicado em

Reportagem:
Reporter: Marta Borges

Cobertura relacionada

Laboratório do Lacen reforça diagnóstico de tuberculose

Estrutura processa até 500 amostras por mês e identifica...

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio, recorde para o mês. Veja os títulos mais procurados e os cuidados antes de investir.

Fim de semana no DF tem cultura gratuita em 11 locais

A agenda cultural do DF reúne cinema, exposições, teatro, oficinas e festas gratuitas entre 26 e 28 de junho. Confira horários e locais.

Sala Lilás amplia proteção a mulheres no Distrito Federal

Sala Lilás DF terá atendimento 24 horas no Ciob e nova expansão do Viva Flor. Entenda quem pode receber a proteção e como funciona.

Governo prepara teto do MEI de R$ 140 mil até 2028

Governo prepara aumento gradual do teto do MEI para R$ 140 mil até 2028. Entenda o que muda, os prazos e por que a regra ainda não vale.

Pé diabético pode evoluir sem dor e levar à amputação

Pé diabético pode começar com ressecamento e perda de sensibilidade. Entenda os sinais, os riscos de amputação.
Publicidade

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma Sessão Solene para homenagear as mulheres empreendedoras da capital, marcando a 3ª Semana Legislativa do Empreendedorismo Feminino (17 a 19/11). A iniciativa é da procuradora da mulher, deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), autora da Lei Distrital 7.603/2024 que criou a Semana.

A solenidade reforçou o entendimento de que o empreendedorismo feminino é uma ferramenta crucial para a autonomia financeira e para o combate à violência doméstica.

Empreendedorismo como arma contra a violência

Paula Belmonte defendeu a necessidade de políticas públicas intencionais que incentivem a autonomia feminina, citando linhas de crédito e formação em economia financeira.

“Com autonomia financeira, nós tiramos muitas mulheres de lugares de violência. Muitas mulheres não saem do ciclo de violência porque dependem do arroz com feijão que está sendo garantido pelo marido”, ponderou a distrital.

Essa visão foi endossada por Bernadeth Martins, da Fecomércio-DF, que classificou a independência financeira como uma arma importante contra a violência doméstica.

Janete Vaz, do Grupo Mulheres do Brasil, destacou a “coragem” e a “resiliência” das homenageadas, afirmando que o sonho pela liberdade financeira é o que move muitas empreendedoras do DF.

Formalização de grupo de trabalho no DF

A solenidade também formalizou o Grupo de Trabalho (GT) pelo Empreendedorismo Feminino, que atuará no âmbito da Frente Parlamentar de Incentivo ao Empreendedorismo da CLDF.

O GT tem como missão promover estudos, propor ações e acompanhar iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no Distrito Federal. O objetivo, segundo Paula Belmonte, é “aprimorar o observatório feminino” e dar mais oportunidades de negócios para as mulheres.

A necessidade de combater a violência patrimonial, que subtrai recursos ou bens da vítima, também foi tema de alerta durante a cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.