A Justiça do Distrito Federal autorizou a saída temporária de 1.689 detentos do regime semiaberto para as festividades de Natal. Os custodiados foram liberados na última segunda-feira (22) e devem retornar às unidades prisionais até as 10h desta sexta-feira, 26 de dezembro.
Esta é a nona e última “saidinha” de 2025, regida pela Portaria 001/2025 da Vara de Execuções Penais (VEP). Entre os beneficiados, estão 61 mulheres da Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
Operação de fiscalização e 12 prisões imediatas
Para garantir que as regras do benefício sejam cumpridas, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) deflagrou uma operação integrada em 12 cidades do Distrito Federal. A ação mobilizou:
Efetivo: 120 policiais penais e um cão policial K9.
Equipes: 18 grupos de fiscalização e 3 equipes volantes.
Suporte: Reforço da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).
Mesmo antes do prazo final de retorno, 12 detentos já foram recolhidos e perderam o benefício por descumprirem as normas disciplinares impostas pela Justiça, como horários de recolhimento ou presença em locais proibidos.
Segurança para a população
O diretor de Fiscalização da Polícia Penal, Alexandre Muniz, destacou que a presença ostensiva das equipes visa trazer tranquilidade à sociedade brasiliense durante o período natalino.
“O objetivo é assegurar o cumprimento da execução penal e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança à população, prevenindo possíveis ilícitos durante as festividades”, afirmou Muniz.
Como denunciar irregularidades
A Polícia Penal disponibiliza um canal direto para que a população ajude na fiscalização. Caso perceba algum detento descumprindo as normas ou em situação de foragido, a denúncia pode ser feita de forma anônima:
Telefone ou WhatsApp: (61) 9 9666-6000

