back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 16:19:56
Publicidade
Publicidade

Brasil é reconhecido como país livre da febre aftosa sem vacinação

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Buscas por duas crianças no Maranhão chegam ao 12º dia

As buscas por duas crianças desaparecidas em um quilombo...

Vacina brasileira contra dengue imunizará profissionais do SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo...

Seca persiste em SP e ameaça abastecimento no primeiro trimestre

A chuva segue abaixo da média histórica em praticamente...

Morre Raul Jungmann, ex-ministro e presidente do IBRAM

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) informou neste domingo...

Acordo histórico garante reforma agrária no Paraná após 30 anos

Um dos maiores e mais antigos conflitos fundiários do...
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira (6), em Paris, o certificado que reconhece o Brasil como país livre da febre aftosa sem vacinação. A conquista, validada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em 29 de maio, marca um avanço histórico para a agropecuária nacional.

Durante a cerimônia, Lula destacou o esforço coletivo de produtores, frigoríficos e do Ministério da Agricultura ao longo de seis décadas. “É o reconhecimento de um país que tem no agronegócio uma de suas principais forças econômicas”, afirmou.

Avanço sanitário e novas oportunidades

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou a robustez do sistema de defesa sanitária do Brasil, mesmo diante de crises como a gripe aviária. Segundo ele, o país demonstrou capacidade de resposta ao impedir que o vírus atingisse a produção comercial.

Fávaro também lembrou que o governo atuou em parceria com estados e distribuiu vacinas para prevenir novos focos da doença. Agora, com o novo status sanitário, o Brasil amplia seu acesso a mercados mais exigentes, como o Japão, e fortalece sua presença global — atualmente, já exporta carne bovina e suína para mais de 160 países.

Impacto econômico

Para Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o reconhecimento vai além da imagem internacional: significa ganhos reais para a balança comercial. Ele citou o exemplo do Rio Grande do Sul, que já exporta carne suína sem osso para a China por conta do status sanitário diferenciado — gerando até US$ 120 milhões por ano.

“O reconhecimento da OMSA pode permitir que mais estados brasileiros tenham acesso a esse tipo de mercado, gerando renda, empregos e justiça social”, explicou.

Honrarias e compromissos na França

Antes do evento da OMSA, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Paris 8, em homenagem às suas políticas públicas voltadas à educação, combate à fome e defesa da democracia.

Em discurso, o presidente dedicou a homenagem à luta do povo brasileiro e ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação social.Uma filha de empregada doméstica deve poder disputar uma vaga na universidade em igualdade com a filha da patroa”, declarou.

Lula também criticou o avanço da extrema direita no mundo e os ataques às universidades. “A extrema direita teme a educação porque sabe que é onde nasce a consciência”, afirmou.

A Universidade Paris 8 tem forte ligação com movimentos sociais e mantém cooperação com o Brasil, inclusive com programas voltados a doutorandos indígenas.

Agenda cultural e diplomática

Ainda na sexta-feira, Lula visitou a exposição “Nosso Barco Tambor Terra”, do artista Ernesto Neto, no Grand Palais, acompanhado pelo presidente francês Emmanuel Macron. O evento integra o calendário do “Ano do Brasil na França“, com atividades previstas em mais de 50 cidades até setembro.

Na véspera, Lula e Macron firmaram 20 acordos bilaterais nas áreas de saúde, educação, segurança e ciência e tecnologia. O presidente brasileiro também foi homenageado pela tradicional Academia Francesa — tornando-se apenas o segundo brasileiro a receber a honraria, depois de Dom Pedro II, em 1872.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.