Na casa humilde do P Sul, em Ceilândia, onde livros e sonhos sempre conviveram, os irmãos gêmeos Tiago Felipe e José Pedro Lima Travassos, de 17 anos, escreveram mais um emocionante capítulo de superação. Ontem (27), eles receberam uma visita especial: o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi pessoalmente anunciar que os dois estavam entre os 100 estudantes da rede pública contemplados pelo programa Pontes para o Mundo.
Alunos do segundo ano do ensino médio no Centro Educacional 6 de Ceilândia, Tiago e José Pedro conquistaram as primeiras colocações no processo seletivo do intercâmbio internacional, uma iniciativa do GDF por meio da Secretaria de Educação. Lançado em maio, o programa irá custear integralmente a estadia dos jovens por 17 semanas no Reino Unido, com um investimento aproximado de R$ 100 mil por estudante.
Autodidatas no inglês – idioma que aprimoraram com jogos, filmes e vídeos online – os irmãos também contaram com o apoio dos Centros Interescolares de Línguas (CILs). José Pedro, ainda processando a notícia, celebrou: “Parece que não foi nem uma porta que se abriu, foi um portão inteiro. Sempre achei que isso era fora da minha realidade”. Ele, assim como o irmão, Tiago Felipe, que obteve o primeiro lugar geral na seleção, sonha em ser diplomata. “Durante a pandemia, usei o tempo para estudar. É um grande reconhecimento”, afirmou Tiago.
Agora, os gêmeos compartilham a expectativa pela nova fase que viverão juntos no exterior. “É incrível saber que meu irmão vai estar lá comigo. É como ter um amigo do lado o tempo todo”, disse Tiago, confiante de que “esse vai ser só o começo”.
Emoção e perspectivas para o futuro
A mãe, Maria Aparecida Lima, de 57 anos, não escondeu a emoção. “Já chorei muito. Vai ser difícil ficar sem eles, mas é o futuro deles. Jamais teríamos como oferecer isso. O GDF criou um programa incrível que mostra que, se o aluno quer e corre atrás, ele consegue”, afirmou.
Durante a visita, o governador Ibaneis Rocha destacou o caráter transformador do Pontes para o Mundo. “São famílias que não teriam condições de proporcionar uma vivência como essa. A gente espera ampliar o número de contemplados no ano que vem. É uma experiência que vai impactar também quem fica, com o exemplo que eles trazem de volta”, ressaltou.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, também participou da visita e elogiou a dedicação da mãe dos gêmeos. “Faltam palavras para descrever o que é ver um filho iniciando um novo capítulo como esse. O futuro deles é promissor.”
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, explicou que os estudantes viverão uma verdadeira imersão internacional, passando por quatro países do Reino Unido — Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Eles terão aulas, visitas culturais, contato com jovens de outros países e apoio de professores da rede na primeira semana. Além disso, receberão 300 euros para despesas pessoais.
Para evitar prejuízos pedagógicos, os alunos contarão com aulas preparatórias online voltadas ao Programa de Avaliação Seriada (PAS), com a data de retorno definida com base no calendário da prova.
O programa Pontes para o Mundo foi instituído pelo Decreto nº 47.210 com o objetivo de incentivar o desempenho dos alunos da rede pública e promover políticas educacionais inovadoras. Segundo o coordenador da iniciativa, David Nogueira, a seleção envolveu análise de notas em português, matemática e história, seguida por uma prova de inglês para os 300 melhores classificados. Os 100 com melhor desempenho foram selecionados, com mais 20 em cadastro reserva.
“A ideia é que o programa impacte toda a rede. Os alunos da primeira série já sabem que precisam manter boas notas para participar da próxima edição. E isso já é uma transformação”, concluiu o coordenador.
A lista definitiva dos 100 estudantes contemplados está disponível no site da Secretaria de Educação.