back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 08:48:51
Publicidade
Publicidade

GDF e CBF unem forças contra o racismo

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Brasília sedia Campeonato Mundial de Kungfu

De 2 a 7 de setembro, Brasília será a...

Teste de DNA-HPV para câncer de colo do útero no SUS

Nova tecnologia amplia chances de detecção precoce, reduz mortes...

Camada de ozônio apresenta sinais de recuperação, diz OMM

A camada de ozônio da Terra apresentou sinais de...

IBGE ajusta dados de desemprego

Nesta próxima quinta-feira (31), o Brasil conhecerá a taxa...
Publicidade

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (28), um acordo histórico entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A parceria garante a expansão da campanha “Cartão Vermelho para o Racismo”, iniciativa que nasceu em Brasília e agora alcançará estádios de todo o país.

Graças ao protagonismo do GDF, a ação passará a integrar oficialmente as principais competições nacionais, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Brasileirão Feminino A1 e Copa do Brasil Feminina. Entre as medidas estão a distribuição de cartões vermelhos ao público, atos simbólicos antes das partidas, programas de letramento racial para atletas e comissões técnicas, além de ampla visibilidade em telões, painéis e materiais oficiais das competições.

“O Distrito Federal mostra, mais uma vez, que é possível unir esporte e cidadania. Essa campanha nasceu aqui e agora vai ganhar o Brasil inteiro devido à sua importância. O futebol é paixão nacional e não pode conviver com qualquer forma de discriminação”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, ressaltando o papel de liderança do GDF no combate ao racismo.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que a campanha simboliza um compromisso concreto com a igualdade racial. “O acordo com a CBF amplia a mensagem de que não existe mais espaço para o racismo no futebol e na sociedade. Agora, em cada letreiro, cada entrevista, estará presente a mensagem de respeito e de não tolerância à discriminação”, afirmou.

Segundo a Sejus-DF, o modelo já despertava interesse de outros estados e foi testado em jogos nacionais, como o clássico Remo x Paysandu, no Pará. Com a formalização do acordo, a iniciativa se torna referência para o país.

O presidente da CBF, Samir Xaud, elogiou a atuação do GDF e o alcance da campanha. “O futebol é de todos e não aceita mais esse tipo de atitude. Essa campanha é fundamental e, com o apoio do Governo do Distrito Federal, vai ganhar ainda mais força no cenário nacional”, disse.

A cerimônia ocorreu no Palácio do Buriti e contou com a presença de autoridades do GDF, dirigentes da CBF e da Federação de Futebol do Distrito Federal.

O acordo, com duração inicial de 24 meses, prevê a atuação conjunta de GDF e CBF em ações de conscientização, logística, comunicação visual e monitoramento. Brasília, que já se consolidou como referência em cidadania e políticas inclusivas, agora exporta para o Brasil um modelo de combate firme e inovador contra o racismo nos estádios.

GDF, CBF, Direitos Humanos, Igualdade Racial, Esporte, Futebol, Cidadania, Campanhas Educativas, Estádios, Brasília

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.