O Ministério da Cultura (MinC) lançou uma chamada pública para o mapeamento nacional de espaços de exibição cinematográfica. A iniciativa, realizada em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é o primeiro passo para a criação da Rede de Salas Públicas de Cinema, que tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso ao audiovisual brasileiro.
O formulário de inscrição está disponível online até 19 de setembro e deve ser preenchido por gestores de espaços em instituições federais — como universidades, institutos federais e museus — além de salas que receberam apoio por meio da Lei Paulo Gustavo.
Modernização e fortalecimento do cinema público
Segundo o MinC, o levantamento busca identificar a infraestrutura, os modelos de gestão e a programação de cada espaço. Com os dados, será possível desenvolver ações para modernização das salas, integração dos exibidores e formação de público.
A secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, destacou que o estudo servirá de base para a formulação de uma política pública que trata o cinema como direito cultural.
“Estamos desenhando o mapa do futuro do cinema público no Brasil: entender onde estão os espaços, quem são os agentes culturais e como construir uma rede que leve o cinema nacional a todas as regiões do país”, afirmou.
O ministério reforçou que a proposta vai além da abertura de novas salas. O foco também está na circulação de obras nacionais, fortalecimento do cinema independente e formação de público.

