Entre sábado (7) e sexta-feira (12), o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou ações de acolhimento que atenderam 33 pessoas em situação de rua. As atividades integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil.
As equipes percorreram 14 pontos em Plano Piloto, Taguatinga, Gama e, pela primeira vez, Santa Maria, oferecendo serviços de saúde, qualificação profissional, emprego, moradia e acolhimento. Durante a operação, foram removidas 16 estruturas precárias, com recolhimento de entulho em sete caminhões, encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulho (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Ampliação da rede de cuidado
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a ação em Santa Maria simboliza a ampliação do cuidado: “Cada território é importante e ninguém será deixado para trás. Nosso compromisso é levar dignidade, escuta e oportunidades a todos os cantos do DF.”
Nos diferentes pontos de atuação, as equipes ofereceram atendimentos próximos ao Centro Pop de Taguatinga, às asas Sul e Norte do Plano Piloto, ao entorno do Estádio Bezerrão e áreas comerciais do Gama e em diversos locais de Santa Maria, como EQ 216/316, CL 317, AC 115 e QR 116.
Serviços integrados e apoio financeiro
A operação envolveu secretarias como Sedes, SES, SEE, Sedet, SSP, DF Legal, Sejus, além de Novacap, SLU, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Foram oferecidos auxílios diversos, incluindo deslocamento interestadual, vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF, cadastro em unidades habitacionais e um auxílio excepcional de R$ 600 para pessoas sem condições de arcar com aluguel.

