Protótipo de veículo com sistema inteligente de bateria integrada inicia testes em condições reais | Stellantis
- O Sistema Inteligente Integrado à Bateria (IBIS) otimiza o uso do espaço no veículo e simplifica a manutenção ao eliminar a necessidade de componentes separados como carregador e inversor
- O desenvolvimento inovador marca um avanço significativo para aplicações de energia móvel e fixa
- O IBIS é uma iniciativa de pesquisa colaborativa na França, voltada à criação de uma solução mais eficiente, sustentável e econômica para o armazenamento de energia e conversão elétrica
PARIS, 19 DE SETEMBRO DE 2025 – A Stellantis, em parceria com a Saft (uma subsidiária da TotalEnergies), apresentou um protótipo inovador de um veículo com tecnologia IBIS – um projeto de pesquisa colaborativa com sede na França, cujo objetivo é desenvolver um sistema de armazenamento de energia e conversão elétrica mais eficiente, sustentável e econômico. Com os testes em estradas já em andamento, este marco representa um grande salto no avanço da eletrificação para aplicações energéticas móveis e fixas de energia.
Uma nova era no design de sistema de powertrain elétrico
O primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) totalmente funcional equipado com o sistema IBIS é uma unidade do novo Peugeot E-3008, construído sobre a plataforma STLA Medium. Esse protótipo é resultado de anos de trabalho em design, modelagem e simulação realizados pela Stellantis e a Saft, com apoio da E2-CAD, Sherpa Engineering e das principais instituições francesas de pesquisa de ponta, como o CNRS, a Université Paris-Saclay e o Institut Lafayette.
Desde meados de 2022, um demonstrador inicial do IBIS para aplicações fixas de energia já está em operação, validando conceitos técnicos essenciais e gerando diversas patentes. A evolução para um protótipo móvel representa um avanço decisivo no desenvolvimento do sistema.
Como funciona: integração que simplifica tudo
O IBIS revoluciona o conceito do sistema de powertrain elétrico ao integrar diretamente as funções de inversor e carregador à própria bateria — independentemente da química ou da aplicação. Essa arquitetura é compatível com corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), permitindo o carregamento direto no motor ou na rede elétrica, ao mesmo tempo em que alimenta o sistema de 12V do veículo e seus componentes auxiliares.
Principais Benefícios
- Eficiência e desempenho: até 10% de ganho em eficiência energética (ciclo WLTC) e 15% de aumento de potência (172 kW contra 150 kW), mantendo o tamanho de bateria.
- Redução de peso e espaço: diminui o peso do veículo em cerca de 40 kg e libera até 17 litros de volume, favorecendo a aerodinâmica e oferecendo mais flexibilidade no design.
- Carregamento mais rápido: os primeiros testes indicam uma redução de 15% no tempo de recarga (por exemplo, de 7 para 6 horas em um carregador AC de 7 kW), além de economia de 10% no consumo de energia.
- Manutenção simplificada: facilita o serviço técnico e amplia o potencial de reutilização de baterias em segunda vida, tanto em veículos quanto em aplicações estacionárias.
O IBIS também simplifica a manutenção e facilita o reaproveitamento de baterias usadas em aplicações fixas de energia, reduzindo a necessidade de recondicionamento complexo.
Perspectivas de liderança
Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis:
“Este projeto reflete nossa convicção de que simplificar é sinônimo de inovar. Ao repensar e simplificar a arquitetura do sistema de powertrain elétrico, estamos tornando-o mais leve, eficiente e acessível. São inovações como essa que nos permitem oferecer veículos elétricos melhores e mais acessíveis aos nossos clientes.”
Hervé Amossé, EVP Energy Storage Systems at Saft:
“O projeto IBIS é uma forte demonstração da liderança da Saft em inovação. Ao integrar a tecnologia IBIS em nossas aplicações de próxima geração, estamos inaugurando uma nova era de soluções energéticas inteligentes, flexíveis e sustentáveis. A Saft segue na vanguarda da pesquisa avançada, oferecendo soluções de longo prazo, competitivas e alinhadas às necessidades em constante evolução do mercado.”
O que vem a seguir: A Fase 2 do projeto teve início em junho de 2025, com apoio contínuo do governo francês por meio do programa France 2030. O foco agora está nos testes em condições reais de condução, que podem abrir caminho para a integração da tecnologia IBIS nos veículos produzidos pela Stellantis até o fim da década.
Para além do setor automotivo, a arquitetura do IBIS também mostra potencial em uma ampla gama de aplicações, incluindo ferrovias, aeroespacial, marítimo e data centers — reforçando o compromisso da Stellantis e da Saft com uma eletrificação sustentável e escalável.
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Sobre o IBIS – Um Esforço Colaborativo de Inovação
Lançado há seis anos, o IBIS é uma iniciativa pioneira fruto de uma colaboração única entre a pesquisa acadêmica e a indústria. Coordenado pela Stellantis, o projeto reúne uma equipe multidisciplinar de 25 engenheiros e pesquisadores de importantes parceiros industriais — Saft, E2CAD e Sherpa Engineering — ao lado de instituições de renome: principalmente o CNRS, a Université Paris-Saclay e o Lafayette Institute, um centro de transferência de tecnologia e prototipagem em optoeletrônica sediado em Metz. Eles atuam nos seguintes laboratórios de pesquisa: Grupo de Engenharia Elétrica – Paris (GeePs – CNRS/CentraleSupélec/Université Paris-Saclay/Sorbonne Université), Laboratório de Eletroquímica e Físico-Química de Materiais e Interfaces (LEPMI – Grenoble INP/Université Savoie Chambéry/Université Grenoble Alpes/CNRS),Laboratório de Sistemas de Aplicações de Tecnologias da Informação e Energia (SATIE – CNAM/ENS Paris-Saclay/Université Cergy-Pontoise/CNRS/Université Paris-Saclay/Université Gustave Eiffel).
O IBIS conta com o apoio do Plano de Investimentos para o Futuro da França, administrado pela ADEME (Agência de Gestão de Energia e Meio Ambiente), reforçando sua importância estratégica no avanço de tecnologias de energia sustentável por meio da inovação colaborativa.
Fonte: Stellantis

