O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou os protestos de domingo (21) contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia a envolvidos em atos golpistas como um “espetáculo da democracia”. Os atos, que mobilizaram milhares de pessoas em 33 cidades, incluindo todas as capitais, foram elogiados pelo presidente, que saudou a participação de artistas e da população.
“Quero saudar todos os artistas que se uniram ontem a dezenas de milhares de pessoas nas ruas de todo o Brasil para defender a justiça e lutar contra a impunidade e a anistia”, afirmou Lula.
Manifestações históricas e mobilização nacional
Lula comparou a mobilização deste domingo a movimentos populares históricos, como o da redemocratização nos anos 1970 e o das Diretas Já nos anos 1980.
Segundo estimativas da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 42,4 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo. No Rio de Janeiro, o ato em Copacabana atraiu cerca de 41,8 mil pessoas e contou com a presença de artistas renomados como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque.
Para o presidente, a união de artistas e da população em defesa da justiça e da democracia é a maior de todas as artes.

