Comemorado neste sábado (5), o Dia do Empreendedor destaca o papel de quem impulsiona a economia e cria oportunidades. No Distrito Federal, o protagonismo feminino tem ganhado força com o trabalho dos Espaços PROMulher, iniciativa do Governo do DF (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF). O programa oferece capacitação profissional gratuita, apoio ao empreendedorismo e fortalecimento da autonomia das mulheres.
Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 850 mulheres foram atendidas nas unidades do Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga. Os espaços — antes chamados de Empreende Mais Mulher — oferecem cursos voltados à geração de renda e à inclusão no mercado de trabalho.
“As nossas unidades ajudam a ampliar a qualificação profissional e a independência financeira das mulheres, além de orientá-las a entrar no mercado de trabalho”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou o papel acolhedor da iniciativa. “Por meio dos nossos programas, as mulheres têm acesso à Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Trabalhamos com o respeito à diversidade e combatemos todas as formas de discriminação, garantindo oportunidades reais de autonomia financeira”, ressaltou.
Atualmente, 182 mulheres participam de cursos em andamento, como Assistente de RH, Operador de Informática, Copeira, Cuidador de Idosos, Camareira, Gestão Financeira, Prepara Mulher e Aulas de Ritmos. Os cursos são ministrados em parceria com instituições locais e buscam promover independência financeira e fortalecimento da autoestima.
A subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata d’Aguiar, comemora os resultados. “Muitas mulheres têm aberto seus próprios negócios após as capacitações. Atendemos mais de 850 mulheres no primeiro semestre e seguimos firmes em ampliar essas oportunidades”, destacou.
Cada participante é cadastrada no Sistema de Informações IRIS, da Secretaria da Mulher. Pelo menos 10% das vagas são reservadas para mulheres em situação de vulnerabilidade — como idosas, transexuais, com deficiência, mães atípicas, rurais, quilombolas, indígenas, em situação de rua ou egressas do sistema prisional.
Onde encontrar os Espaços PROMulher
Ceilândia
2º andar da Casa da Mulher Brasileira (CNM 1, Bloco I, Lote 3)
8h às 17h
(61) 98199-1146
Taguatinga
2º andar da Agência do Trabalhador (Setor C 4, Lote 3, Taguatinga Centro)
8h às 17h
(61) 99206-6788
Plano Piloto
SBN Quadra 02, Bloco “P”, Edifício Sede 2
8h às 17h

