back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 03:09:05
Publicidade
Publicidade

Vida e legado do líder indígena Krenak no Itaú Cultural

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Festival Cinefantasy traz cinema fantástico e gratuito a São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe, a partir...

“O Agente Secreto” é o representante do Brasil no Oscar 2026

O filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça...

Artistas e políticos homenageiam Luis Fernando Verissimo

A morte do escritor Luis Fernando Verissimo, um dos...

Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo

A avenida paulista foi palco de um evento histórico...

Lenda do rock Ozzy Osbourne morre aos 76 anos

O mundo da música perdeu uma de suas maiores...
Publicidade

De forma inédita, o Itaú Cultural, em São Paulo, presta homenagem a uma pessoa indígena em seu projeto Ocupação. O destaque desta edição é Ailton Krenak, escritor, poeta e ativista que há décadas defende o respeito aos povos originários e a harmonia entre humanidade e natureza.

A mostra, que segue aberta ao público até 23 de novembro, apresenta mais de 90 peças — entre fotos, vídeos, desenhos, cadernos, pinturas e poemas — que retratam tanto o militante histórico quanto o homem de sensibilidade poética e pensamento profundo.

Ailton Krenak, hoje com 72 anos, tornou-se símbolo da luta indígena ao pintar o rosto com tinta de jenipapo durante a Assembleia Constituinte de 1987, em protesto contra violações aos direitos dos povos originários. Em 2023, foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), um marco para a representatividade indígena na literatura brasileira.

Os visitantes poderão ver de perto registros de momentos pessoais e históricos — como uma fotografia ao lado da companheira Ní Krenak, de suas filhas Maíra e Inimá, e do líder yanomami Davi Kopenawa, em 1987 — além de obras de artes visuais, como a pintura criada em 1998 para a capa do livro Vozes da Floresta, sobre Chico Mendes.

A curadoria e produção da exposição são assinadas por Moara Tupinambá, Ingrid Tupinambá, Angela Pappiani e Rita Carelli, profissionais que unem arte, ativismo e ancestralidade para dar forma à narrativa do líder mineiro.

Entre os destaques literários, estão exemplares folheáveis das obras de Krenak, incluindo o livro infantil Kuján e os meninos sabidos, e Firmando o pé no território: temática indígena em escolas, também ilustrado e escrito por ele.

A sobrinha de Ailton, Lidiane Damaceno Krenak, destaca no material de divulgação a força de sua trajetória:

“Nosso parente teve uma caminhada difícil, longe de sua terra. Aprendeu com os não indígenas, filtrou tudo com sua alma de guerreiro e transformou essa vivência em luta por seu povo e por muitos outros.”

A Ocupação Krenak convida o público a conhecer mais do pensamento, da arte e da resistência de um dos nomes mais importantes da cultura brasileira contemporânea.

Serviço
Exposição: Ocupação Krenak
Local: Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, São Paulo (SP)
Período: até 23 de novembro
Entrada: gratuita

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.