back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 04:04:22
Publicidade
Publicidade

Jovens celebram cultura popular no IV Festival de Cultura e Lazer

Publicado em:

Reporter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Festival Cinefantasy traz cinema fantástico e gratuito a São Paulo

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe, a partir...

“O Agente Secreto” é o representante do Brasil no Oscar 2026

O filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça...

Viola de cocho: a tradição pantaneira esculpida em madeira

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2004,...

Bibliotecas comunitárias incentivam a leitura no Brasil

O ditado de que jovens não gostam de ler...

Morre aos 93 anos o cartunista Jaguar, ícone do humor e da resistência

O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como...
Publicidade

O IV Festival de Cultura e Lazer do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), reuniu mais de 50 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. O evento, realizado nesta terça-feira (14) no Espaço Cultural Renato Russo, celebrou a cultura, o esporte e o lazer como ferramentas de transformação social.

O tema escolhido para esta edição foi “Populário Brasileiro”, conceito que remete ao folclore, aos saberes e às tradições que pertencem ao povo. A escolha foi participativa, sendo sugerida por 23% dos participantes da edição anterior, refletindo o desejo de valorizar a identidade cultural do país.

Expressão e Protagonismo Jovem

O festival proporcionou um dia de apresentações culturais, com adolescentes vinculados à medida de internação se apresentando pela manhã, e jovens em meio aberto e semiliberdade à tarde. As produções artísticas refletiram o olhar dos jovens sobre suas raízes, vivência e identidade cultural.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou o papel transformador da arte:

“Acreditamos que a cultura é um caminho potente de transformação. Quando proporcionamos espaços de escuta, expressão e protagonismo, contribuímos para resgatar a autoestima e abrir novas possibilidades de vida para esses adolescentes.”

O subsecretário do Sistema Socioeducativo, Daniel Fernandes, reforçou que o festival é a vitrine do trabalho contínuo realizado com os jovens ao longo do ano: “Esses jovens têm talento, têm voz e têm história. O festival é um reflexo do esforço diário de nossas equipes em promover desenvolvimento humano por meio da educação e da arte.”

Exposição de Artes Visuais

Além das performances, o festival marcou a abertura de uma exposição de obras plásticas e manualidades, produzidas pelos jovens em oficinas ao longo do ano. As obras podem ser visitadas no hall e na Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo até o dia 19 de outubro.

A iniciativa está alinhada aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às diretrizes do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), estimulando o protagonismo juvenil e a ressignificação de trajetórias por meio da arte.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.