O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) realizou nesta sexta-feira (17) uma visita técnica na Estrada Parque Ceilândia (DF-095), conhecida como Via Estrutural, para avaliar e eliminar patologias encontradas em alguns trechos.
A visita contou com a presença do presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, de dirigentes do órgão e de representantes do consórcio executor da obra de pavimentação rígida de concreto.
Após relatos e constatação de fissuras superficiais, o DER-DF reforçou que realiza o monitoramento contínuo e executa intervenções técnicas, sem custos para o governo, para manter a integridade estrutural da via. Os serviços de recuperação são realizados no período noturno, após as 22h, para minimizar o impacto no trânsito.
A DF-095, inaugurada em 2023, foi a primeira rodovia do Distrito Federal pavimentada integralmente em concreto e trafegam nela cerca de 100 mil veículos por dia.
O presidente Fauzi Nacfur Júnior explicou que as pequenas fissuras são esperadas no comportamento natural do concreto sob o uso contínuo e as variações climáticas. Ele tranquilizou os usuários, garantindo que as falhas são prontamente identificadas e tratadas.
“O concreto tem um comportamento diferente da massa asfáltica. O importante é que a estrutura permanece sólida, segura e com excelente trafegabilidade, vale lembrar que é uma estrutura com a durabilidade para 20 anos“, afirmou o presidente.
O DER-DF ressalta que as grandes obras exigem atenção contínua e que as manutenções corretivas são parte do protocolo técnico previsto para esse tipo de pavimento. A Estrutural, com mais de 26 km de extensão, transformou a mobilidade entre Brasília, Taguatinga e outras regiões, e é considerada uma referência nacional em infraestrutura urbana.

