back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 16:11:32
Publicidade
Publicidade

DER-DF reforça segurança com monitoramento na Via Estrutural

Publicado em:

Reporter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...

Brasília Sedia Maior Encontro de Segurança Pública do País

A capital federal é palco da I Conferência Nacional...

Publicadas novas regras para revistas em presídios do DF

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou a...

Aprovado financiamento de R$ 400 milhões para expansão do Metrô-DF

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)...
Publicidade

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) realizou nesta sexta-feira (17) uma visita técnica na Estrada Parque Ceilândia (DF-095), conhecida como Via Estrutural, para avaliar e eliminar patologias encontradas em alguns trechos.

A visita contou com a presença do presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, de dirigentes do órgão e de representantes do consórcio executor da obra de pavimentação rígida de concreto.

Após relatos e constatação de fissuras superficiais, o DER-DF reforçou que realiza o monitoramento contínuo e executa intervenções técnicas, sem custos para o governo, para manter a integridade estrutural da via. Os serviços de recuperação são realizados no período noturno, após as 22h, para minimizar o impacto no trânsito.

A DF-095, inaugurada em 2023, foi a primeira rodovia do Distrito Federal pavimentada integralmente em concreto e trafegam nela cerca de 100 mil veículos por dia.

O presidente Fauzi Nacfur Júnior explicou que as pequenas fissuras são esperadas no comportamento natural do concreto sob o uso contínuo e as variações climáticas. Ele tranquilizou os usuários, garantindo que as falhas são prontamente identificadas e tratadas.

“O concreto tem um comportamento diferente da massa asfáltica. O importante é que a estrutura permanece sólida, segura e com excelente trafegabilidade, vale lembrar que é uma estrutura com a durabilidade para 20 anos“, afirmou o presidente.

O DER-DF ressalta que as grandes obras exigem atenção contínua e que as manutenções corretivas são parte do protocolo técnico previsto para esse tipo de pavimento. A Estrutural, com mais de 26 km de extensão, transformou a mobilidade entre Brasília, Taguatinga e outras regiões, e é considerada uma referência nacional em infraestrutura urbana.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.