A reta final do ano letivo de 2025 marca a intensificação da preparação dos estudantes da 3ª série do ensino médio da rede pública do Distrito Federal para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para dar suporte aos alunos, a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), em parceria com o Banco de Brasília (BRB), promoveu nesta terça-feira (21) a 2ª edição do Projeto GerAção Enem.
O evento, que marca o início de uma série de atividades de preparação intensiva, busca fortalecer o desempenho dos alunos, promover equidade e ampliar o acesso ao ensino superior.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância da parceria: “Essa é uma parceria que acredita na educação e no potencial dos nossos estudantes. Essa união mostra que, quando trabalhamos juntos, abrimos caminhos para que mais jovens realizem o sonho de ingressar na universidade”.
O evento presencial, que reuniu cerca de 350 estudantes, ofereceu aulas das 9h às 15h, abordando as principais áreas do conhecimento cobradas no exame:
- Matemática e Ciências da Natureza.
- Redação e Língua Portuguesa.
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Além do conteúdo, os estudantes receberam dicas cruciais sobre gestão do tempo de prova e equilíbrio emocional. A estudante Milka Cardoso, de 18 anos, do CED 308 do Recanto das Emas, ressaltou que as dicas de controle emocional ajudam a “controlar a ansiedade dessa época do terceiro ano”.
O professor Ney Vieira, em sua aula sobre a estrutura da prova e o método TRI, orientou os alunos a adotarem uma estratégia e coerência ao responder as questões, começando pelas fáceis e planejando o tempo. “Quem souber usar o tempo e a TRI com inteligência pode transformar sua nota e conquistar grandes oportunidades”, enfatizou o educador.
Os alunos também receberam orientações detalhadas sobre o pós-Enem, incluindo informações sobre o funcionamento de seleções via Sisu, Prouni e Fies, e sobre universidades nacionais e internacionais que aceitam a nota do exame. A professora e palestrante Regina Cotrim afirmou que esse conhecimento dá mais segurança aos estudantes para planejar seu futuro acadêmico.
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, reforçou o compromisso do banco em apoiar a educação, incentivando os jovens a “usarem cada aula, cada material e cada dica para acreditar no potencial de vocês e conquistar seus sonhos”.

