O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para esta segunda-feira (3) uma série de reuniões com autoridades do Rio de Janeiro para tratar da polêmica Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes na capital fluminense.
Moraes, que é o relator temporário do processo conhecido como ADPF das Favelas, agendou encontros com o governador e o prefeito do estado.
Encontro com governador e prefeito
A agenda do ministro começa pela manhã com o governador Cláudio Castro, que deve apresentar os 18 esclarecimentos solicitados por Moraes a respeito da operação policial.
- 11h: Reunião com o governador Cláudio Castro.
- 18h: Reunião com o prefeito Eduardo Paes.
Após o encontro com o governador, Alexandre de Moraes se reunirá com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto de Castro; o procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, e representantes da Defensoria Pública do estado.
O processo da ADPF das Favelas é central para a discussão da letalidade policial no Rio de Janeiro, com determinações anteriores da Corte para a redução de danos. Moraes foi escolhido para tomar decisões urgentes no caso após a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso.

