O Governo do Distrito Federal (GDF) fortalece uma rede de projetos visando preparar estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos. A estratégia visa oferecer suporte pedagógico, material e emocional, garantindo equidade de oportunidades para avanço nos estudos e no mercado de trabalho. Esta é a essência do Jornalismo Cívico: o governo atuando para o cidadão comum.
Foco inclusivo: ENEM especial para pessoas com deficiência
O destaque entre as iniciativas é o projeto Enem Inclusivo e Especial, criado em 2019 pela Secretaria de Educação (SEEDF). A ação reúne mais de 40 estudantes com deficiência ou transtorno em aulas semanais, aos sábados, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas).
Do ENEM ao emprego: ações de formação e colocação
Além da preparação para o vestibular, o GDF mantém o projeto Empregabilidade , que funciona como um banco de talentos voltado para pessoas com deficiência que já concluíram o curso universitário. Atualmente, 50 pessoas participam da iniciativa.
Preparação DF: Vagas e Benefícios
O GDF também investe no programa Preparação DF , um curso gratuito e intensivo para o ENEM e outros vestibulares, que atende ao público em geral. Neste ano, foram ofertadas 10 mil vagas principais e mil de cadastro reserva.
- Material didático completo;
- Uniforme;
- Lanche diário;
- Auxílio-transporte;
- Seguro contra acidentes pessoais.
As aulas ocorrem em polos distribuídos em Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Asa Sul e Gama. A certificação é emitida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) e a Secretaria de Educação.

