back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 04:21:51
Publicidade
Publicidade

GDF amplia oportunidades no ENEM com foco na inclusão

Publicado em:

Repórter: Janaina Lemos

Notícias relacionadas

Regularização de terras rurais no DF beneficia 780 famílias

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o programa...

Publicadas novas regras para revistas em presídios do DF

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou a...

Brasília Sedia Maior Encontro de Segurança Pública do País

A capital federal é palco da I Conferência Nacional...

Reforma da Rodoviária do Gama beneficia 50 mil pessoas

Seis meses após sua inauguração, a nova Rodoviária do...
Publicidade

O Governo do Distrito Federal (GDF) fortalece uma rede de projetos visando preparar estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos. A estratégia visa oferecer suporte pedagógico, material e emocional, garantindo equidade de oportunidades para avanço nos estudos e no mercado de trabalho. Esta é a essência do Jornalismo Cívico: o governo atuando para o cidadão comum.

Foco inclusivo: ENEM especial para pessoas com deficiência

O destaque entre as iniciativas é o projeto Enem Inclusivo e Especial, criado em 2019 pela Secretaria de Educação (SEEDF). A ação reúne mais de 40 estudantes com deficiência ou transtorno em aulas semanais, aos sábados, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas).

O curso de preparação oferece 13 encontros até a data da prova , sendo adaptado com materiais em Braille, intérpretes de Libras e outros recursos de acessibilidade, conforme Vera Barros, da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral.

“Às vezes, a deficiência impede a locomoção, mas não pode impedir o aluno de sonhar. A nossa rede é inclusiva. Todos os estudantes com algum tipo de deficiência ou transtorno são recebidos e incluídos”, declarou Hélvia Paranaguá, secretária da Educação. Ela ressalta que, ao fazerem o ENEM, estes alunos têm a oportunidade de ingressar na universidade e “ir além” da educação básica.

A estudante Luciana Lopes dos Santos, com deficiência auditiva, é um exemplo. Após participar em 2024, ela retornou em 2025 para aprimorar sua preparação: “Nós, surdos, estamos aprendendo mais e incentivando outros a participar também, com o apoio dos intérpretes que garantem nossa acessibilidade para chegar à universidade.

Do ENEM ao emprego: ações de formação e colocação

Além da preparação para o vestibular, o GDF mantém o projeto Empregabilidade , que funciona como um banco de talentos voltado para pessoas com deficiência que já concluíram o curso universitário. Atualmente, 50 pessoas participam da iniciativa.

Um caso de sucesso é o de Luis Felipe Lima, que foi um dos primeiros alunos do Enem Inclusivo e Especial. Autista de nível de suporte 1, ele concluiu a faculdade de Jornalismo em 2024 com o apoio do projeto e hoje atua na área, após ser encaminhado pelo programa Empregabilidade. O jornalista elogia a iniciativa: “É um grande avanço, uma atitude muito humilde e acho algo muito bonito. Valeu muito a pena fazer parte.

Preparação DF: Vagas e Benefícios

O GDF também investe no programa Preparação DF , um curso gratuito e intensivo para o ENEM e outros vestibulares, que atende ao público em geral. Neste ano, foram ofertadas 10 mil vagas principais e mil de cadastro reserva.

  • Material didático completo;
  • Uniforme;
  • Lanche diário;
  • Auxílio-transporte;
  • Seguro contra acidentes pessoais.

As aulas ocorrem em polos distribuídos em Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Asa Sul e Gama. A certificação é emitida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) e a Secretaria de Educação. 

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.