O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) aprovou, nesta quarta-feira (19), a indicação de Nelson Antônio de Souza para a presidência da instituição. Souza também assumirá a Diretoria Executiva de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores. A decisão, comunicada ao mercado em Fato Relevante, implica a imediata destituição do presidente anterior, Paulo Henrique Bezerra Rodrigues Costa, e do diretor Dario Oswaldo Garcia Júnior.
A nomeação segue agora para as etapas de aprovação junto ao Banco Central do Brasil e à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A posse ocorrerá após a conclusão desses ritos de governança.
Perfil técnico elogiado pelo GDF
Na manhã desta quinta-feira (20), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, elogiou o perfil do novo dirigente, destacando sua experiência no setor financeiro.
“A expectativa em relação à presidência do Nelson é muito positiva. É um perfil ponderado, mas de muita sabedoria, um nome que foi presidente da Caixa Econômica Federal num momento muito importante do Brasil,” destacou o chefe do Executivo.
Trajetória consolidada no setor
Nelson Souza chega ao BRB com mais de 45 anos de experiência e uma trajetória consolidada em grandes instituições:
- Ex-Presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) no biênio 2018–2019, período em que o banco registrou o maior resultado de sua história.
- Ex-presidente do Banco do Nordeste (BNB) e da Brasilcap Capitalização S.A.
- Já presidiu o Conselho de Administração do próprio BRB em 2020.
- Mais recentemente, atuava como vice-presidente da Elo Cartões.
Com formação acadêmica robusta, incluindo graduação na Universidade de Brasília (UnB) e MBA, o novo presidente reforça o compromisso do banco com a ética e a transparência em sua gestão.

