back to top
24 C
Brasilia
sexta-feira, 26 junho 2026, 23:22
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaPolítica DFGovernadores celebram vetos do Lula

Governadores celebram vetos do Lula

Publicado em

Reportagem:
Repórter: Marta Borges

Cobertura relacionada

Laboratório do Lacen reforça diagnóstico de tuberculose

Estrutura processa até 500 amostras por mês e identifica...

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio

Tesouro Direto vende R$ 10,22 bilhões em maio, recorde para o mês. Veja os títulos mais procurados e os cuidados antes de investir.

Brasília Tech Hub inicia implantação de distrito no Biotic

Brasília Tech Hub inicia implantação no Biotic com 65 empresas. Veja as projeções de investimento, empregos e as etapas ainda pendentes.

Sala Lilás amplia proteção a mulheres no Distrito Federal

Sala Lilás DF terá atendimento 24 horas no Ciob e nova expansão do Viva Flor. Entenda quem pode receber a proteção e como funciona.

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.
Publicidade

O Fórum Nacional de Governadores comemorou os vetos presidenciais a trechos do Projeto de Lei Complementar nº 108/2024, considerados sensíveis à autonomia dos entes federativos e à segurança jurídica do novo sistema tributário brasileiro. A sanção ocorreu na terça-feira (13) e é vista pelos estados como um passo relevante na regulamentação da Reforma Tributária, com reforço ao equilíbrio federativo previsto na Constituição.

Coordenado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o fórum atuou de forma articulada junto ao governo federal para corrigir pontos do texto aprovado pelo Congresso Nacional. O objetivo foi assegurar previsibilidade fiscal, governança adequada do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e respeito às competências de estados e municípios. Nesse tabuleiro delicado, qualquer peça fora do lugar vira dor de cabeça coletiva.

Três vetos atendem aos pleitos dos estados

Dos quatro pontos defendidos pelos governadores, três foram acolhidos por meio de vetos, já publicados no Diário Oficial da União (DOU). Na avaliação do fórum, a decisão demonstra atenção institucional e compromisso com um sistema tributário mais eficiente, justo e juridicamente seguro.

Um dos vetos preserva a autoridade fiscal e o sigilo tributário. O dispositivo retirado mantinha atribuições previstas em legislações locais antigas, o que poderia permitir o exercício de funções típicas da administração tributária sem concurso público específico. Para os governadores, o risco institucional era evidente.

Com a supressão do trecho, o governo federal evita brechas administrativas, protege informações fiscais sensíveis e contribui para uma governança mais uniforme do IBS, alinhada aos princípios constitucionais. Em matéria tributária, improviso costuma custar caro.

Benefícios esportivos e freio fiscal

Outro veto celebrado pelo fórum diz respeito à tentativa de ampliar benefícios tributários originalmente destinados à Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O texto aprovado no Congresso estendia o regime especial a outras atividades esportivas, o que poderia gerar conflitos constitucionais e impactos fiscais não mensurados.

Ao barrar a ampliação, o Planalto manteve a coerência do sistema tributário e evitou distorções capazes de comprometer tanto a responsabilidade fiscal quanto o desenho original da Reforma Tributária. Em bom português: fechou a porta antes da bagunça começar.

ITBI e previsibilidade municipal

O fórum também avaliou como positiva a decisão de vetar o dispositivo que alterava o momento de cobrança do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A proposta previa tornar opcional a antecipação do pagamento na escritura, o que poderia afetar a arrecadação e a previsibilidade financeira dos municípios.

Segundo os governadores, a manutenção das regras atuais garante segurança jurídica, estabilidade nas receitas municipais e respeito à autonomia dos entes locais — ponto sensível em qualquer federação que se leve a sério.

Articulação política e pacto federativo

Em carta enviada ao presidente da República, o Fórum Nacional de Governadores reforçou que a atuação conjunta dos estados busca fortalecer o pacto federativo e assegurar a sustentabilidade fiscal do país. Para o colegiado, os vetos contribuem para uma implementação mais equilibrada da Reforma Tributária, compatível com as necessidades do Brasil e com a Constituição.

Criado como espaço permanente de diálogo entre os governadores e o chefe do Executivo do Distrito Federal, o fórum já discutiu temas como equilíbrio fiscal, segurança pública, educação, vacinação, saneamento básico e políticas ambientais. As reuniões contam, frequentemente, com especialistas e representantes dos três Poderes, e os temas são definidos por consenso.

No fim das contas, os vetos não encerram o debate tributário. Mas ajudam a lembrar que, em federação, ninguém governa sozinho — e a conta sempre chega para todos.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.