Cerca de mil estudantes das Escolas de Gestão Compartilhada do Distrito Federal tiveram uma experiência enriquecedora nesta sexta-feira (20), ao visitarem a Campus Party Brasil na Arena BRB, em Brasília. Considerada uma das maiores feiras de tecnologia e inovação do mundo, a ação foi uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a organização do evento, visando democratizar o acesso à ciência, tecnologia e inovação para jovens da rede pública.
Esta é a segunda vez que alunos desse modelo de ensino participam da feira. Além de explorar experiências imersivas e atrações interativas, os estudantes puderam conhecer de perto os equipamentos das forças de segurança do DF, que também marcaram presença com estandes, viaturas e até aeronaves. A proposta reforça o esforço da SSP-DF em aproximar segurança pública, educação e inovação no Distrito Federal.
Despertando talentos e promovendo inclusão digital
Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a participação dos estudantes vai além de uma simples visita a um evento de tecnologia. “É um privilégio poder participar de um evento tão reconhecido. A feira proporciona conexões, aprendizado e experiências, e pode ser o ponto de partida para despertar talentos entre esses jovens”, afirmou. Ele acrescentou que “a presença dos alunos na Campus Party é um passo importante rumo à inclusão digital e à formação de cidadãos mais preparados”.
Alexandre Ferro, subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, também destacou o papel transformador da iniciativa. “A SSP-DF realiza, assim, a filosofia da Segurança Integral, facilitando o acesso dos jovens à ciência e à tecnologia. Promover inclusão é fazer a diferença na vida dessas crianças”, disse.
Entre os estudantes, a experiência foi recebida com grande entusiasmo. Derek Adrian, do Centro Educacional 7 de Ceilândia, classificou a visita como enriquecedora: “É um evento muito grande e com muitas possibilidades de conhecimento, jogos e contato com diversas áreas”, contou. Sua colega, Ana Raquel Rodrigues, também do CED 07, enfatizou a importância da feira para os jovens: “É minha primeira vez aqui e estou achando muito interessante. Quem gosta de tecnologia e games deve vir. É um evento em que podemos nos divertir bastante.”
Atualmente, 25 escolas públicas do DF integram o modelo de gestão compartilhada. A participação na Campus Party reforça os esforços dessas instituições em conectar conhecimento, cidadania e oportunidades para os estudantes da rede pública de ensino do Brasil.

