O Museu de Arte de Brasília (MAB) recebe, a partir deste sábado (25), a exposição “Terras Raras: Sagrado Feminino“, que celebra a força, a tradição e o artesanato da Região Nordeste, com foco na produção de cinco mestras artesãs de Pernambuco.
A mostra traz cerca de 200 obras em barro e madeira, que expressam os conhecimentos ancestrais e as técnicas passadas de geração em geração. A exposição propõe um mergulho no universo dessas mulheres que superaram preconceitos e traçaram um caminho próprio no artesanato.
- Escultura em madeira: Carina Lacerda (Petrolina) e Simone Souza (Buíque).
- Escultura em barro: Mestra Neguinha (Belo Jardim), Mestra Nicinha Otília (Alto do Moura/Caruaru) e Lenynha Tibúrcio (Tracunhaém).
A exposição, que conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), tem entrada gratuita e fica em cartaz até 15 de dezembro, com visitação de quarta a segunda-feira, das 10h às 19h.
A curadora Nena Carvalho destacou o elo da mostra com a sustentabilidade: “Terras Raras: O Sagrado Feminino é um grito pela sustentabilidade, e as mulheres têm um papel fundamental nesse movimento de repassar o conhecimento”.
A exposição oferece amplos recursos de acessibilidade, incluindo:
- Revista em Braille com todas as informações.
- Recursos de audiodescrição e peças táteis produzidas por cada artesã.
- Visitas guiadas com intérprete de Libras nos sábados 22 de novembro e 6 de dezembro, às 16h30.
As visitas guiadas acontecerão aos sábados, em 1º e 22 de novembro, 6 e 13 de dezembro, sempre às 16h30.
Com o compromisso de valorizar o fazer artesanal, as obras estarão à venda com preços a partir de R$ 110. O valor arrecadado será integralmente repassado às mestras.
A compra poderá ser feita presencialmente no MAB ou por plataforma de vendas a ser lançada na abertura. As peças vendidas poderão ser retiradas somente após o término da exposição, entre 16 e 20 de dezembro.
Serviço:
- Exposição: Terras Raras: Sagrado Feminino
- Local: Museu de Arte de Brasília (MAB)
- Abertura: Sábado (25), às 10h
- Visitação: Quarta a segunda-feira, das 10h às 19h. Entrada gratuita.

