Termina nesta quarta-feira (2) o prazo para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 recorrerem da negativa de suas solicitações de atendimento especializado. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou a data, que inicialmente se encerraria na última sexta-feira (27).
Para solicitar uma nova análise ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos devem interpor o recurso exclusivamente pela Página do Participante. É fundamental enviar a documentação que justifique o pedido e a necessidade de recursos de acessibilidade.
Os documentos exigidos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, legíveis e em língua portuguesa. Para serem válidos, os laudos precisam conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação (e/ou o código CID 10), além da assinatura e identificação do profissional com registro no CRM, RMS ou órgão competente.
Recursos de acessibilidade e condições aceitas
O atendimento especializado pode ser solicitado por pessoas com deficiência (PCD), idosos, gestantes, lactantes, e indivíduos com transtorno funcional específico (como transtorno do espectro autista, dislexia e déficit de atenção), entre outras condições.
Se o recurso for aprovado após a segunda análise do Inep, o participante poderá contar com diversos recursos, como provas em braile, sala individual, mobiliário adaptado, tempo adicional, leitor de tela, prova com letra ampliada ou guia-intérprete, conforme a necessidade.
Durante as provas, será permitido o uso de material próprio, incluindo máquina de escrever em braile, óculos especiais, bolsa de colostomia, medidor de glicose e bomba de insulina. Todos os recursos autorizados estão detalhados no edital do Enem 2025. É importante ressaltar que, no dia do exame, esses materiais serão vistoriados pelo chefe de sala para garantir a segurança e lisura da prova.
Datas das provas e importância do Enem
As provas do Enem 2025 serão aplicadas pelo Inep nos dias 9 e 16 de novembro em todas as 27 unidades da Federação. Excepcionalmente, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) nas proximidades.
O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio e é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota do Enem também pode ser utilizada em processos seletivos de instituições de ensino em Portugal que possuem convênio com o Inep. Além disso, o exame voltou a ser uma opção para maiores de 18 anos que buscam obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.