A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma sessão solene em homenagem aos profissionais da rede pública de ensino que atuam no atendimento educacional especializado a estudantes com altas habilidades e superdotação (AH/SD). O evento, realizado na segunda-feira (1º), reconheceu o trabalho de cerca de 100 servidores que atuam há quase 50 anos na área.
Os profissionais receberam moções de louvor por sua dedicação em um trabalho que, segundo a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação (SEEDF), Vera Barros, é fundamental e envolve uma equipe multidisciplinar. “Vejo esta homenagem como uma oportunidade de fortalecer essa importante temática”, afirmou.
Qualidade e reconhecimento acadêmico
A pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Denise Fleith, ressaltou a longevidade e a qualidade do serviço especializado no DF, destacando que o trabalho transformou a vida de milhares de estudantes.
O evento contou com uma mensagem do renomado psicólogo americano Joseph Renzulli, criador da Teoria dos Três Anéis de Superdotação, metodologia usada no DF. Por meio de Denise Fleith, Renzulli parabenizou a iniciativa, reforçando que o trabalho realizado “tem feito a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes superdotados”.
O jornalista Giordano Bazzo, gestor de Comunicação da SEEDF, também foi homenageado. Ele destacou a necessidade de dar mais visibilidade ao tema para que mais crianças com altas habilidades e superdotação sejam reconhecidas na rede pública.

