back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 13:05:30
Publicidade
Publicidade

Defesa Civil vai alertar população sobre locais com focos de dengue

Publicado em:

Adriana Machado

Notícias relacionadas

Projeto reduz infecções em UTIs e economiza R$ 150 mi

Criado para enfrentar um dos maiores gargalos da saúde...

Vacina do Butantan contra dengue inicia fase piloto no país

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG)...

Vacina brasileira contra dengue imunizará profissionais do SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo...

Rio reforça vacinação contra sarampo e febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro...

Anvisa suspende suplementos e manda recolher produtos no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a...
Publicidade

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), passará a enviar notificações, por meio de seu sistema de alertas – feito via SMS – informando locais com focos de dengue nas regiões administrativas.

O aviso servirá para que os moradores que receberem o alerta redobrem os cuidados com a propagação dos focos do mosquito transmissor das arboviroses, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

O novo serviço faz parte de uma parceria da SSP/DF e a Secretaria de Saúde (SES), por meio Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (DIVAL).

De acordo com o subsecretário do Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, o envio do alerta seguirá os moldes do que já é feito, por exemplo, em casos de alertas de chuvas fortes ou baixa umidade no período de estiagem. “O alerta nestes casos seguirá o mesmo modelo do que já fazemos para avisar sobre chuvas fortes, por exemplo. Enviaremos as informações sempre que a DIVAL nos orientar, juntamente dos cuidados a serem adotados”.

Para que o resultado seja efetivo, é necessário que o maior número de moradores faça o cadastro junto à Defesa Civil. Para fazer parte da lista de contatos, é necessário enviar o CEP do local de interesse para o número 40199.

“Os avisos serão pontuais, ou seja, encaminharemos para regiões distintas, por isso é tão importante que a população faça este cadastro. Os esforços concentrados de diferentes órgãos é mais uma forma do Governo do Distrito Federal de combater a doença”, explicou Bezerra.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade