back to top
24 C
Brasilia
segunda-feira, 22 junho 2026, 10:23
Publicidade
Publicidade
InícioBrasíliaDistritais aprovam novas regras para transporte por aplicativo

Distritais aprovam novas regras para transporte por aplicativo

Publicado em

Cobertura relacionada

Rede nacional vai integrar proteção à pessoa idosa

Rede do idoso vai integrar governos, conselhos e entidades para fortalecer políticas, monitorar ações e ampliar o acesso a direitos.

Vacina pneumo 20 chega ao SUS com proteção ampliada

Vacina pneumo 20 amplia a proteção infantil no SUS e muda o esquema de transição. Veja quem deve receber as doses.

Ovos do Aedes resistem à seca e mantêm alerta no DF

Mesmo no período seco, ovos do Aedes podem sobreviver por até 400 dias. Saiba como eliminar criadouros e reduzir o risco de dengue no DF.

Rede de Cras atende 205 mil famílias no Distrito Federal

Cras do DF atenderam 205 mil famílias em 2025, enquanto a procura por serviços sociais cresceu. Veja como funciona.

Transporte público terá metas de pontualidade e conforto

Marco transporte amplia fontes de financiamento, cria metas de qualidade e transparência, mas não institui tarifa zero automática. Entenda.

ANP amplia fiscalização contra abusos nos combustíveis

ANP ampliará fiscalizações após 21 autos por indícios de preços abusivos. Entenda a análise de custos, margens e defesa dos agentes.
Publicidade

O projeto de lei nº 1.053/20, que altera a regulamentação do serviço de transporte por aplicativo, foi novamente alterado na sessão remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta terça-feira (14). Durante a votação em segundo turno do texto, os deputados acataram mais cinco emendas de parlamentares. Uma delas torna optativo o cadastro de foto do usuário, ponto que havia gerado bastante discussão na semana passada, quando a proposta foi apreciada em primeiro turno.

A mesma emenda estabelece, ainda, que o motorista não poderá ser penalizado (com perda de pontuação ou outro meio) por cancelar a corrida, caso não reconheça o passageiro.

“No primeiro turno, fui contra a obrigatoriedade da foto, então tentamos um meio-termo: a foto ser optativa. É decisão do usuário. E o motorista pode cancelar o chamado, sem penalização, se a fotografia não for do usuário”, explicou o deputado Leandro Grass (Rede), um dos signatários da emenda.

Outra mudança na regulamentação diz respeito aos pontos de parada do serviço. Proposta pela deputada Júlia Lucy (Novo), a emenda aprovada estabelece que o Poder Executivo deverá proporcionar pontos de parada exclusivos para embarque e desembarque de passageiros de transporte por aplicativo em locais de grande circulação.

O texto foi aprovado em segundo turno e redação final por todos os 22 deputados presentes. Com a tramitação encerrada na Casa, o projeto volta para o governador Ibaneis Rocha, para ser sancionado. Apenas depois disso, as novas regras passarão a valer.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade