A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizará, nesta terça-feira (26), o seminário “Intolerância Religiosa: Acolhimento, Memória e Garantia de Direitos”. O evento, que começa às 10h, busca ser um espaço de diálogo e reflexão sobre a liberdade de crença no Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo site da Easjur/DPDF.
O encontro reunirá especialistas, líderes religiosos e representantes da sociedade civil para discutir a intolerância religiosa, que, segundo a DPDF, se manifesta como “toda forma de desrespeito, preconceito ou violência praticada contra pessoas ou comunidades em razão de fé, crença, espiritualidade ou até pela ausência delas”.
Diálogo para a garantia de direitos
O defensor público-geral, Celestino Chupel, destacou a importância do evento para a consolidação de políticas inclusivas. “A DPDF tem a missão de assegurar que todas as pessoas tenham a dignidade e a liberdade respeitadas”, afirmou.
O defensor Tiago Kalkmann ressaltou a necessidade de criar espaços que acolham relatos e experiências. “O diálogo é o caminho para avançarmos na garantia de direitos e no fortalecimento da democracia”, disse.
A Constituição Federal garante a liberdade religiosa como um direito fundamental (art. 5º, VI), assegurando a livre manifestação de crença e a proteção aos locais de culto.

