O Festival do Rio, que acontece de 2 a 12 de outubro, anunciou nessa terça-feira (2) a lista dos filmes selecionados para a Première Brasil, a mostra competitiva de cinema nacional. De acordo com a diretora do festival, Ilda Santiago, esta será a maior edição já realizada, com um total de 124 filmes selecionados entre longas-metragens, documentários, curtas e séries.
A diretora celebrou o aumento do número de produções e a diversidade de gêneros, destacando que este é um momento de “contar mais histórias” e mostrar que o talento brasileiro existe. “Este é realmente para ser um momento de celebração e, principalmente, um momento que nos jogue para um futuro sólido, de uma indústria sólida”, afirmou Santiago.
Destaques e estreias nas mostras
Entre os filmes de ficção selecionados para a mostra competitiva estão A Vida de Cada Um, de Murilo Salles, e Quase Deserto, de José Eduardo Belmonte. Na categoria de documentários, a atriz Tainá Müller estreia como diretora com Apolo, e outros filmes como Honestino, de Aurélio Michiles, também estão na disputa.
O Festival do Rio também terá sessões especiais com filmes inéditos que foram exibidos no Festival de Cannes, como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, e Para Vigo me Voy, de Karen Harley e Lírio Ferreira.
A lista completa dos selecionados inclui categorias como Novos Rumos, Hors Concours, Retratos e Geração, além de séries e coproduções internacionais. O evento promete ser uma grande vitrine para o cinema brasileiro, celebrando a produção nacional em um momento crucial para a indústria.

