back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 16:08:53
Publicidade
Publicidade

Fiocruz abre inscrições para Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Publicado em:

Reporter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

Ministério da Saúde afirma baixo risco do vírus Nipah...

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...
Publicidade

Estão abertas as inscrições para a 13ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O prazo para submissão de projetos vai até 30 de junho de 2026.

A competição é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, EJA e ensino técnico. Para participar, os alunos devem estar matriculados em escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) nos anos letivos de 2025 e/ou 2026. A inscrição deve ser feita por um professor responsável no site oficial do evento.

Inovação e compromisso social

A iniciativa da Fiocruz tem como objetivo incentivar a criação de projetos interdisciplinares que liguem saúde e meio ambiente. “A Obsma vai além do mérito individual. Ela valoriza o trabalho pedagógico interdisciplinar e reconhece o esforço das escolas em incentivar projetos criativos, que unem conhecimento científico e compromisso social”, afirma a coordenadora nacional da olimpíada, Cristina Araripe.

Os trabalhos podem ser inscritos em três modalidades:

  • Produção Audiovisual
  • Produção de Texto
  • Projeto de Ciências

Nesta edição, serão aceitos projetos desenvolvidos entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026.

Reconhecimento e premiação

Na etapa regional, serão selecionados 42 projetos para a fase nacional. As equipes classificadas, formadas por um professor e um estudante, terão todas as despesas de viagem custeadas pela Fiocruz e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para participar da cerimônia final, que será realizada no Rio de Janeiro.

Ao final da competição, seis projetos serão premiados como Destaques Nacionais, além de receberem menções honrosas e a oportunidade de participar de outros eventos científicos.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.