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sábado, 13 dezembro 2025, 11:14:03
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Fiocruz monitora marketing de substitutos do leite materno

Publicado em:

Autor: Jeferson Nunes

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A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou, nesta quarta-feira (21), durante evento paralelo à 78ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, o protótipo de uma ferramenta digital voltada ao monitoramento, em tempo real, da publicidade de substitutos do leite materno em plataformas digitais.

A solução foi desenvolvida no âmbito do programa Inova Fiocruz e utiliza tecnologia de código aberto, permitindo que usuários tenham controle total sobre o processo de monitoramento. Gratuita, a ferramenta é capaz de rastrear conteúdos publicitários em sites comerciais, redes sociais e até anúncios ocultos, conhecidos como dark posts.

A proposta surge como alternativa a plataformas pagas e de funcionamento fechado, utilizadas atualmente por alguns países. Ao oferecer acesso completo às bases de dados e aos métodos de análise, a ferramenta da Fiocruz busca ampliar a transparência e a eficácia na fiscalização da propaganda de produtos que podem impactar negativamente o aleitamento materno.

Além do foco nos substitutos do leite, a expectativa é de que a tecnologia também possa ser aplicada futuramente no monitoramento de publicidade de outros produtos nocivos à saúde, como álcool, cigarro eletrônico, refrigerantes e alimentos ultraprocessados.

A iniciativa reforça o compromisso institucional da Fiocruz com a promoção do aleitamento materno e a proteção da saúde infantil, em alinhamento com as diretrizes da OMS e das políticas públicas de saúde.

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