back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 14:15:36
Publicidade
Publicidade

Brasília sedia 11º Fórum Parlamentar do Brics com debates sobre IA, clima e governança global

Publicado em:

Autor: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

Cidadãos de baixa renda terão geladeiras e lâmpadas trocadas

A Companhia Energética de Brasília (CEB) vai substituir 4...

Detrans terão prazo até junho para adequação ao CRLV digital

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou prazo até...

Focos de incêndio na Amazônia sobem 30% em 2019, diz Inpe

Segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas...

‘Não bebam a Belorizontina. Seja de que lote for’, diz Paula Lebbos

A CEO (chief executive officer, na sigla em inglês,...

Detran do Distrito Federal autua motos com escapamento ilegal

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu...
Publicidade

O Congresso Nacional recebe, de terça (3) à quinta (5) de junho, o 11º Fórum Parlamentar do Brics, reunindo cerca de 150 parlamentares de 15 países. Além dos 11 membros permanentes do bloco – como China, Índia, Rússia, África do Sul, Irã e Indonésia –, participam também delegações de países parceiros, como Cuba, Bolívia, Cazaquistão, Nigéria e Belarus.

Durante o evento, parlamentares debatem temas estratégicos para o cenário global, como regulação da Inteligência Artificial, crise climática, saúde global, inclusão das mulheres nas políticas públicas e a reforma na governança mundial com foco na paz e segurança.

Destaques da programação

A abertura oficial ocorre nesta quarta-feira (4), com a chegada das delegações e a tradicional foto oficial. Mas o evento começa já na terça (3) com a reunião de mulheres parlamentares do Brics, que discutirão o papel feminino na era digital e no enfrentamento das mudanças climáticas.

Ainda na terça, presidentes das Comissões de Relações Exteriores dos parlamentos do Brics se reúnem para discutir aumento do comércio entre os países, promoção de investimentos e transferência de tecnologias para o desenvolvimento sustentável. O fórum segue até quinta-feira (5), com painéis e debates temáticos.

Brics em expansão

Em 2025, o Brasil assume a presidência rotativa do Brics, em um momento de expansão do bloco. Fundado originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo passou a incluir Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes como membros permanentes. Este ano, a Indonésia também passou a integrar o bloco de forma definitiva.

O grupo criou ainda a categoria de “membros parceiros”, que inclui nove países: Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Criado por iniciativa brasileira em 2011, o Fórum Parlamentar do Brics visa alinhar propostas legislativas entre as nações do bloco e fortalecer a atuação conjunta no cenário internacional.

Com 40% da população mundial e 37% da economia global, o Brics defende a reforma da governança global, com maior representação de países emergentes em instituições como o Conselho de Segurança da ONU, a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Mundial e o FMI.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.