back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 17 dezembro 2025, 09:49:06
Publicidade
Publicidade

GDF isenta clubes de IPTU e ITBI para aliviar dívidas

Publicado em:

Reporter: Marta Borges

Notícias relacionadas

Sede da PGDF passa a se chamar Edifício Marlon Tomazette

A sede da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) passou...

CLDF lança novo sistema de acompanhamento do processo legislativo

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) segue com...

CLDF aprova doação de terreno para expansão do STJ

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta...

CLDF: Comissão de Assuntos Sociais (CAS) lança página de denúncia on-line

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa...

Aprovado crédito para o programa Cheque Moradia

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta...
Publicidade

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta terça-feira (16), projetos de lei que tratam da remissão de débitos do IPTU e da isenção do ITBI para clubes sociais e esportivos e associações recreativas do Distrito Federal. A medida busca reduzir encargos, garantir segurança jurídica e fortalecer instituições sem fins lucrativos que atuam no esporte, no lazer e na integração social.

Durante a agenda, o governador destacou a dificuldade financeira enfrentada por essas entidades e defendeu o apoio público como essencial para a continuidade das atividades. Segundo ele, a experiência pessoal à frente de um clube evidenciou os limites do custeio baseado apenas em contribuições dos associados, reforçando a necessidade de políticas de alívio tributário.

As iniciativas integram a estratégia do GDF para dar sustentabilidade financeira aos clubes. Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Izídio Santos, a redução de despesas cria condições para que as entidades invistam, empreendam e melhorem a estrutura, sem comprometer a prestação de serviços à população.

Um dos pontos centrais é a isenção do ITBI nos casos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) sem opção de compra. De acordo com o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, havia uma interpretação jurídica que gerava cobrança indevida do imposto, mesmo quando não havia compra e venda. Com a sanção, o governo elimina a controvérsia e impulsiona a regularização — quase 30 clubes já foram regularizados desde 2022.

A sanção também visa preservar espaços tradicionais de convivência e prática esportiva. O presidente em exercício do Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do DF (Sinlazer-DF), Paulo Roberto D’Almeida, afirmou que o apoio do governo tem sido decisivo para a sobrevivência dos clubes, ressaltando a relevância social dessas instituições.

A cerimônia ocorreu no gabinete do governador e reuniu representantes do setor e autoridades, entre eles o secretário de Governo José Humberto Pires de Araújo, o deputado distrital e presidente da CLDF, Wellington Luiz, além de dirigentes da Terracap e lideranças de clubes e entidades recreativas.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.