Com o compromisso de fortalecer a atenção básica e ampliar o acesso da população aos serviços públicos de saúde, o Governo do Distrito Federal (GDF) segue investindo na construção e modernização de unidades em todas as regiões do DF. Em Brazlândia, a comunidade de Chapadinha será contemplada com a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) 5, que beneficiará cerca de 5,5 mil pessoas. A obra, executada pela Novacap, recebeu investimento de mais de R$ 5,5 milhões e já está concluída.
A nova UBS reforça a política do GDF de levar saúde de qualidade mais perto da população, reduzindo deslocamentos e garantindo atendimento humanizado e infraestrutura moderna para os moradores da região.
Estrutura moderna e atendimento completo
Com 762,97 m² de área construída, a unidade — localizada na Gleba 2, Reserva A, no Projeto Integrado de Colonização e Reforma Agrária Alexandre Gusmão (Picag) — oferece vacinação, farmácia, consultas médicas e odontológicas, além de encaminhamentos conforme as necessidades da comunidade. O serviço odontológico contará com duas cadeiras equipadas, e a estrutura tem capacidade para atender até 300 pacientes por dia.
O prédio foi projetado com foco em acessibilidade e conforto, incluindo estacionamento para carros e motos, vagas exclusivas para ambulâncias, idosos e pessoas com deficiência (PCDs), além de área verde, câmeras de segurança, iluminação externa e gradil metálico. A obra foi executada pela Construtora Queiroz Oliveira (C.Q.O.), sob supervisão da Novacap.
Avanço na saúde de Brazlândia
Para o diretor da Atenção Primária da Região Oeste, Vanderson Moreira, a nova unidade representa um marco no atendimento básico de saúde em Brazlândia.
“É uma obra imponente. A Secretaria de Saúde tem investido para melhorar o atendimento à população do DF, e com a Chapadinha não é diferente. Estamos com milhares de pessoas registradas nesta unidade, e o objetivo é oferecer o melhor serviço possível à comunidade”, destacou.
Segundo ele, a UBS 5 está nos ajustes finais e deve ser entregue ainda este ano, iniciando logo em seguida o funcionamento das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal. Atualmente, os atendimentos são realizados em um prédio antigo e de pequeno porte, com estrutura limitada.
“Com o novo prédio, estaremos ampliando nossa capacidade de atendimento e o alcance dentro da comunidade, tanto com a expansão das equipes quanto com a melhoria da estrutura física”, completou Vanderson.
A nova UBS 5 de Chapadinha é mais uma prova do comprometimento do GDF em fortalecer a saúde pública e garantir dignidade no atendimento básico, com foco na prevenção, proximidade e cuidado contínuo com as famílias do Distrito Federal.

