Interessados em participar do RenovaDF, programa de qualificação profissional do Governo do Distrito Federal, têm até esta segunda-feira (21) para se inscrever no terceiro ciclo de 2025. São 2 mil vagas abertas para o curso gratuito de auxiliar de manutenção na área da construção civil.
Além da formação teórica, os alunos atuam na prática em obras de reforma e revitalização de espaços públicos do DF, como praças, escolas e outros equipamentos comunitários.
Formação prática e salário mínimo de benefício
O curso tem duração mínima de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com carga de até 20 horas semanais. A capacitação é oferecida em turnos matutino, vespertino e noturno, de segunda a sexta-feira, com aulas presenciais conduzidas por profissionais do Senai-DF.
Durante o curso, os participantes aprendem noções básicas de várias funções da construção civil, como carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria.
Todos os inscritos recebem um kit uniforme completo, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamentos de proteção individual (EPI) e lanche. O programa ainda garante uma bolsa-benefício no valor de um salário mínimo, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Inclusão e empregabilidade
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar desempregado, residir no DF e ter interesse em qualificação ou atualização profissional na área da construção civil.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, o programa promove ganhos tanto para a cidade quanto para os participantes:
“Com o RenovaDF, a população ganha praças, escolas e equipamentos públicos totalmente revitalizados e os alunos recebem capacitação de qualidade. Eles ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho e também se tornam protagonistas na melhoria das suas próprias comunidades”, destacou o secretário.
Faça sua inscrição aqui.