Milhares de pessoas foram às ruas em 33 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais, neste domingo (21), para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e a proposta de anistia para os condenados por tentativa de golpe de Estado.
Com o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão, e criticaram duramente a proposta aprovada pela Câmara, que dificulta processos criminais contra parlamentares.
Artistas e multidões em várias capitais
As manifestações contaram com a participação de figuras públicas e mobilizaram grandes públicos em diversas capitais:
- Salvador: A cantora Daniela Mercury e o ator Wagner Moura se apresentaram. Moura elogiou a democracia brasileira, que “botou para lenhar” ao julgar o ex-presidente e seus aliados.
- Belo Horizonte: Uma multidão ocupou a Praça Raul Soares ao som da cantora Fernanda Takai.
- Recife: A manifestação contou com a presença de grupos culturais, como o bloco de frevo “Eu Acho é Pouco”, e grupos de maracatu.
- João Pessoa: O protesto teve como um dos principais alvos o presidente da Câmara, deputado federal Hugo Motta, por ter pautado a votação que aprovou a PEC da Blindagem.
Também foram registrados grandes atos em Belém, Teresina, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. As manifestações foram convocadas pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, com o apoio de sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda.

