O perfil das universidades brasileiras passou por uma profunda transformação nos últimos 20 anos, impulsionado pelas ações afirmativas. É o que revela o livro “Impacto das Cotas: duas décadas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro“, organizado pelos sociólogos Luiz Augusto Campos e Márcia Lima. A obra, que reúne 35 artigos, faz um balanço detalhado da política e aponta como as cotas corrigiram uma histórica limitação e democratizaram o acesso ao conhecimento, redefinindo a função social das instituições.
Com uma população de 112,7 milhões de pessoas pretas e pardas (55,2% do total) e 1,6 milhão de indígenas (0,8%), o Brasil levou tempo para ver sua diversidade etnorracial refletida nas universidades. No entanto, o cenário mudou significativamente: em 2021, estudantes pretos, pardos e indígenas representavam 52,4% dos matriculados nas universidades públicas, um salto notável em comparação aos 31,5% de 2001. No mesmo período, a presença de alunos das classes D e E saltou de 20% para 52%, evidenciando a dimensão econômica da mudança.
O legado da luta e a aprovação da lei de cotas
A política de cotas teve seus primórdios em 1987, quando o então deputado Abdias Nascimento, ao retornar do exílio nos Estados Unidos, apresentou um projeto de lei para aplicar ação afirmativa na educação. A trajetória foi longa e confrontou o Congresso Nacional e setores conservadores da sociedade, culminando na aprovação da Lei 12.711, em 2012, conhecida como Lei de Cotas, com o respaldo do Supremo Tribunal Federal.
Nilma Lino Gomes, professora e primeira mulher negra a comandar uma universidade brasileira, destaca no prefácio da obra que as cotas não apenas ampliaram o acesso, mas também “provocaram mudanças nas práticas pedagógicas e curriculares, desestabilizando estruturas excludentes no sistema educacional”. Após a adoção das ações afirmativas, as instituições federais de ensino superior passaram a se posicionar mais firmemente diante das desigualdades, com práticas concretas na gestão acadêmica, currículos, políticas de permanência, criação de pró-reitorias de Ações Afirmativas e combate a violações de direitos, racismo, LGBTfobia e machismo.
A Lei de Cotas de 2012 estabeleceu a destinação de metade das vagas das instituições federais para alunos da rede pública, considerando o perfil etnorracial e socioeconômico. Em 2023, a lei foi atualizada, reforçando a prioridade dos cotistas em receber auxílios essenciais para a permanência nas universidades, como bolsas e moradia.
O livro também resgata o papel fundamental da sociedade civil, de ativistas como Abdias Nascimento, da Marcha Zumbi dos Palmares na década de 1990 e da Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, em 2001. No âmbito das universidades privadas, o Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2005, também contribuiu para a mudança no perfil do estudante, concedendo bolsas de graduação em troca de benefícios fiscais.
Desempenho e mitos desmistificados
Um dos mitos mais persistentes, o de que o desempenho dos cotistas rebaixaria o nível das universidades, é categoricamente refutado na obra. As pesquisas demonstram que, apesar de cotistas poderem ingressar com notas ligeiramente menores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), seu desempenho semestral é equivalente ao dos demais alunos. “Diferentes medidas mostram que cotistas e não cotistas tendem a ter desempenho universitário muito similar, bem como taxas próximas de evasão”, afirmam Luiz Augusto Campos e Márcia Lima.
A pesquisa mapeou a adoção das cotas em instituições pioneiras como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e em outras importantes universidades como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A obra é fruto da colaboração entre oito centros de pesquisa espalhados pelo país, sob a coordenação do Afro Cebrap e do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Gemaa), vinculado à Uerj.
O valor da diversidade e os desafios da permanência
Márcia Lima destaca que a diversidade nas universidades contribui inequivocamente para a qualidade do conhecimento científico e para a justiça social. “O grande impacto das cotas é a transformação dos espaços responsáveis pelo conhecimento e pela formação das novas gerações.”
Luiz Augusto Campos desmistificou a ideia de que a universidade pública estaria “à deriva” devido ao abandono das elites. Segundo ele, as elites ainda dependem da universidade pública, mas a inclusão por meio das cotas fez com que elas não a vissem mais como sua “propriedade exclusiva”. Ele também pontuou que, apesar dos avanços, a maior parte das classes populares ainda está fora da universidade pública, o que enfraquece sua defesa no debate político.
Sobre a sustentabilidade da política de cotas diante do contingenciamento de recursos, Márcia Lima reconheceu o esvaziamento das políticas de permanência no governo anterior, mas ressaltou que elas estão sendo retomadas na gestão atual. Ela enfatizou que a ausência de investimento afeta todas as políticas educacionais, mas que a política de cotas continua promovendo uma enorme transformação no perfil discente e docente das universidades.
Luiz Augusto Campos defendeu a importância de combinar ações afirmativas na educação superior e no mercado de trabalho, reconhecendo a persistência do racismo mesmo entre profissionais negros diplomados. Márcia Lima afirmou que a diversidade racial nas universidades expôs a imensa desigualdade no acesso ao ensino superior, impactando o debate público e questionando a ausência de autores negros em algumas áreas do conhecimento. Segundo ela, a universidade “deixou de ser um espaço majoritariamente branco onde esse pacto era constantemente validado”.
Por fim, Campos concluiu que as cotas já remodelaram o debate sobre raça no Brasil, transformando o cenário de um país que se via como uma “democracia racial” para um onde o racismo é amplamente debatido e as políticas públicas antirracistas são uma realidade. No entanto, ele alertou para os desafios impostos pela crítica ao “identitarismo” e à forte ideia de meritocracia.