back to top
24 C
Brasilia
sábado, 7 fevereiro 2026, 21:27:03
Publicidade
Publicidade

Organismo pode ‘atacar’ Covid-19 mesmo sem produzir anticorpos

Publicado em:

Notícias relacionadas

20% dos adultos dormem menos de 6h por noite no Brasil

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que 20,2% dos adultos nas capitais dormem menos de 6 horas por noite. Mulheres sofrem mais com insônia.

Inca lança cartilha Saúde com Axé para mulheres negras

Inca lança cartilha “Saúde com Axé” para orientar mulheres negras sobre prevenção do câncer e barreiras do racismo no cuidado.

Saúde descarta risco do vírus Nipah no Brasil

Ministério da Saúde afirma baixo risco do vírus Nipah...

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo Inca. Desigualdades regionais marcam incidência. Veja tipos mais comuns.

Anvisa proíbe “canetas emagrecedoras do Paraguai”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta...
Publicidade

Um grupo de cientistas suecos que estuda a imunidade de pessoas à Covid-19 encontrou evidência de que alguns indivíduos têm células capazes de ‘atacar’ o novo coronavírus mesmo sem desenvolver anticorpos. O que chamou atenção dos pesquisadores é que são pessoas assintomáticas e que testaram negativo em exames sorológicos para a doença.

Mayana Zatz, professora titular de genética e diretora do centro de estudos do genoma humano da Universidade de São Paulo (USP), explicou o papel do sistema imune durante o processo de infecção pelo novo coronavírus. “Nós temos alguns anticorpos ‘de memória’, como aqueles que recebemos quando tomamos alguma vacina. Por isso, eles podem atuar em situações como as descritas neste estudo”, iniciou.

“Isso tem nos intrigado há alguns meses. No início de março eu tive conhecimento de um casal em que ele teve a Covid-19 e todos os sintomas e a esposa, que cuidou dele, não teve nada. Quando foram testar, ele viu que tinha todos os anticorpos e ela não. Isso nos chamou a atenção e começamos a coletar amostras de casais em que um dos dois teve a doença”, pontua.

A médica afirma que entre os pacientes assintomáticos observados em sua pesquisa foram infectados, mas o organismo reagiu com eficiência. “Também observamos que existem pessoas que testa negativo para todos os tipos de exames. Portanto, a pessoa não foi infectada, mesmo tendo contato direto e extremamente próximo com a pessoa com o vírus. O que queremos ver é como funciona o sistema imunológico do indivíduo nesta situação”, completa.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade