back to top
24 C
Brasilia
sábado, 6 dezembro 2025, 04:08:56
Publicidade
Publicidade

Petrobras tem diretoria com maioria feminina pela Primeira vez

Publicado em:

Reporter: Fabíola Fonseca

Notícias relacionadas

IBGE ajusta dados de desemprego

Nesta próxima quinta-feira (31), o Brasil conhecerá a taxa...

Cartão Creche amplia acesso à educação infantil no DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem reforçado os...

GDF Contingencia R$ 1 Bilhão no Orçamento de 2025

O governador Ibaneis Rocha assinou na quarta-feira (25) o...

Bolsa Família: Pagamento para NIS final 2 e novas regras

A Caixa Econômica Federal realiza nesta segunda-feira (21) o...

Dólar cai ao menor nível em um mês e Ibovespa sobe

O mercado financeiro iniciou a semana em clima de...
Publicidade

A Petrobras alcançou um marco histórico na representatividade de gênero em sua alta administração. Com a eleição da engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano para a diretoria executiva de Transição Energética e Sustentabilidade, a diretoria da estatal agora conta com cinco mulheres, incluindo a presidente Magda Chambriard, em um total de nove integrantes.

É a primeira vez na história da companhia que a diretoria executiva tem mais mulheres do que homens. A Petrobras destacou que a nova composição reflete o compromisso com a diversidade e a equidade de gênero, reforçando a posição de vanguarda da empresa no mercado brasileiro.

A nova composição da Petrobras contrasta com o cenário geral do mercado. Um estudo da B3 (bolsa de valores do Brasil) de setembro de 2024 revelou que apenas 6% das 359 companhias listadas na bolsa têm três ou mais mulheres em sua diretoria estatutária. Em 59% dessas empresas, não há nenhuma representação feminina na diretoria.

“Estamos comprometidas em ampliar a participação feminina em todos os setores da Petrobras porque acreditamos que o ambiente de trabalho é mais saudável e produtivo quando há diversidade na equipe. Espero que possamos inspirar outras mulheres a almejarem posições de liderança, especialmente no setor de petróleo e gás, ainda majoritariamente masculino”, afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

 

Foco em transição energética e sustentabilidade

A diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade foi criada em abril de 2023 para centralizar as ações da companhia em relação à transição energética. A área abrange processos de gás e energia, mudanças climáticas, descarbonização e energias renováveis.

A nova diretora, Angélica Laureano, reforçou o compromisso da empresa em alcançar o “net zero” (emissões operacionais zero) até 2050. “Seguiremos investindo fortemente em projetos de descarbonização, na produção de combustíveis mais sustentáveis e na diversificação de fontes de energia renovável. Como líderes na transição energética, reiteramos o compromisso de zerar nossas emissões operacionais, o net zero, até 2050”, disse Laureano em nota.

Angélica Laureano possui vasta experiência na Petrobras, tendo atuado nas áreas de Materiais, Abastecimento, Gás e Energia. Ela também foi presidente da Gaspetro e, mais recentemente, presidia a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil SA.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.