O Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), publicou a Resolução nº 08, que torna público o regimento interno da 9ª Conferência de Direitos Humanos do DF. O evento será realizado nos dias 2 e 3 de outubro de 2025, na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE).
A conferência tem como objetivo discutir políticas públicas e eleger os delegados que representarão o Distrito Federal na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em 2026.
Eixos temáticos e participação
O evento, com o tema “Por um sistema nacional de direitos humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, está estruturado em seis eixos de debate:
- Enfrentamento das Violações e Retrocessos
- Democracia e Participação Popular
- Igualdade e Justiça Social
- Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos
- Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional
- Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos
A participação pode ser como delegado, observador ou convidado. As inscrições para delegados estão abertas até o dia 29 de setembro, e para observadores, até 2 de outubro. Ao final do encontro, serão eleitos 27 delegados do DF para a etapa nacional.

