Um esquema de segurança robusto, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), será ativado para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro. O Protocolo de Operações Integradas (POI) visa garantir a integridade do certame, a segurança dos candidatos e a tranquilidade no entorno dos locais de prova.
Representantes de todas as forças de segurança e órgãos públicos, tanto federais quanto distritais, estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Este monitoramento em tempo real permitirá a resposta rápida e coordenada a qualquer emergência ou ocorrência.
“Esse alinhamento prévio é fundamental para que o candidato encontre tranquilidade e segurança no dia da prova,” afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
As instituições estão com planejamento definido para atuar em diferentes frentes:
- PMDF: Será responsável pela escolta dos malotes contendo as provas (distribuição e recolhimento), garantindo a integridade do material. Haverá reforço do policiamento com tropas especializadas nas áreas de prova para ampliar a sensação de segurança.
- Detran-DF: As equipes de fiscalização de trânsito realizarão patrulhamentos e terão um operador exclusivo no Ciob. O Detran-DF recomenda o uso de transporte coletivo ou por aplicativo para evitar problemas de estacionamento.
- CBMDF e Samu: Estarão prontos para o atendimento de urgência e emergência, com o Grupamento de Aviação Operacional de prontidão. Brigadistas e seguranças particulares estarão nos locais de prova.
- DF Legal: Fiscalizará o comércio ambulante irregular nas imediações dos locais de prova. Vendedores sem autorização serão orientados a se retirar e, em caso de recusa, terão as mercadorias apreendidas.
- PCDF: Todas as delegacias próximas aos locais de prova estarão em alerta para atendimento imediato de ocorrências.
O sucesso da operação conta com a participação de mais de uma dezena de instituições, como a SEEDF, Semob, Cidades, Caesb, Neoenergia, DER-DF, Polícia Federal, Cebraspe e Correios, garantindo que todas as etapas do processo, da energia à logística, sejam monitoradas.
O objetivo da SSP-DF é que a integração de órgãos resulte em um ambiente seguro e sem interrupções para os estudantes do Distrito Federal que farão o Enem.

