O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de uma ação coordenada pela Casa Civil, oferecerá acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua em seis pontos de Taguatinga. A operação, que contará com a participação de 16 órgãos, está prevista para começar às 9h desta terça-feira (16).
A ação visa fornecer uma série de serviços para a população vulnerável, incluindo assistência em saúde, educação e programas sociais. As equipes já realizaram abordagens prévias durante a semana para mapear o público e suas demandas.
Serviços oferecidos e locais de atendimento
As pessoas em situação de rua terão acesso a diversos tipos de assistência:
- Assistência Social: oferta de vagas em abrigos e auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel.
- Qualificação Profissional: orientação sobre programas de qualificação, como o RenovaDF.
- Habitação: cadastro para unidades habitacionais da Codhab.
- Saúde e Outros Serviços: atendimentos em saúde, orientação para cuidados com animais domésticos e auxílio para deslocamento interestadual.
Após o atendimento, a DF Legal fará o desmonte das estruturas e o transporte dos pertences. Caso não haja indicação de local regular para os objetos, eles serão levados para um depósito no SIA e poderão ser retirados em até 60 dias.
Pontos de ação em Taguatinga:
- Imediações do Centro Pop de Taguatinga
- Área em frente ao pronto-socorro do HRT
- Viaduto QNG/Estrutural
- Próximo à Neoenergia
- Próximo à Rua 01 e à Avenida Contorno do Taguaparque
- Próximo à Rua 10, cruzando o Taguaparque

