back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 05:37:17
Publicidade
Publicidade

Vacina brasileira contra dengue imunizará profissionais do SUS

Publicado em:

Repórter: Jeferson Nunes

Notícias relacionadas

Primeira vacina marcou esperança e expôs atrasos no Brasil

Há cinco anos, o Brasil começava a enxergar uma...

Projeto reduz infecções em UTIs e economiza R$ 150 mi

Criado para enfrentar um dos maiores gargalos da saúde...

USP desenvolve bateria de nióbio em testes industriais

A Universidade de São Paulo (USP) deu um passo...

Buscas por duas crianças no Maranhão chegam ao 12º dia

As buscas por duas crianças desaparecidas em um quilombo...

Tornado F2 atinge São José dos Pinhais e causa danos

A cidade de São José dos Pinhais, na região...
Publicidade

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária em todo o país começarão a ser imunizados, a partir de 9 de fevereiro, com a Butantan-DV, vacina 100% nacional contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante é dose única e pioneiro no mundo.

Segundo Padilha, o público inicial inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipes multiprofissionais que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS). São eles, como destacou o ministro, “os primeiros a receber quem apresenta sinais e sintomas da dengue”. Em outras palavras, quem está na linha de frente vai receber proteção primeiro — faz sentido e evita apagar incêndio com copo d’água.

Produção garante início da vacinação

A imunização desse grupo será viabilizada com a entrega de 1,1 milhão de doses adicionais até 31 de janeiro, produzidas pelo Instituto Butantan. Os anticorpos da Butantan-DV protegem contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, com eficácia global de 74%, redução de 91% nos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização, segundo estudos clínicos.

Ampliação gradual para a população

O governo federal pretende ampliar gradualmente a vacinação para pessoas de 15 a 59 anos, conforme a disponibilidade de novas doses. Para acelerar a fabricação em larga escala, o Butantan firmou parceria de transferência de tecnologia com a empresa WuXi Vaccines, da China. A expectativa do Ministério da Saúde é ampliar a produção em até 30 vezes, alcançando 25 a 30 milhões de doses ainda neste ano.

Com a chegada das doses importadas, a estratégia prevê iniciar a vacinação pelo público mais velho (59 anos), avançando até 15 anos. A meta é incorporar o imunizante de forma permanente ao calendário oficial.

Estudos em idosos e acompanhamento internacional

O Instituto Butantan já obteve autorização da Anvisa para avaliar a vacina em pessoas com mais de 60 anos e iniciou o recrutamento de voluntários. Técnicos do Ministério da Saúde devem viajar à China em março para acompanhar a produção. A aposta do governo é clara: vacina nacional, escala global.

Cidades-piloto e impacto esperado

A declaração foi feita em Botucatu (SP), onde começou a vacinação em massa de pessoas de 15 a 59 anos. A iniciativa-piloto também ocorre em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com o objetivo de avaliar o impacto da imunização.

QDenga segue para público de 10 a 14 anos

Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o SUS oferece a vacina QDenga, de duas doses. O Ministério da Saúde anunciou a expansão nacional do imunizante após a compra de 18 milhões de doses da farmacêutica Takeda9 milhões para 2026 e 9 milhões para 2027. Com isso, a vacinação ocorrerá em UBS de todos os municípios, exclusivamente para essa faixa etária. Entre 2024 e 2025, já foram aplicadas cerca de 10 milhões de doses.

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.