Um novo voo de repatriação com 54 brasileiros vindos dos Estados Unidos pousou na noite desta quarta-feira (10) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a aeronave aterrissou às 22h20.
A maioria dos passageiros era composta por homens desacompanhados (74%), em idade produtiva. Também estavam a bordo três crianças de até 14 anos e duas pessoas idosas, com 60 anos ou mais.
21 operações desde fevereiro
Desde fevereiro, o governo federal já promoveu 21 operações de repatriação, que garantiram o retorno de mais de 1,8 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade no exterior, principalmente nos Estados Unidos.
Os voos ocorreram em:
26 de janeiro;
7 e 21 de fevereiro;
15 e 28 de março;
11 e 25 de abril;
9 e 24 de maio;
7 e 21 de junho;
2, 4, 18 e 25 de julho;
7, 13, 20 e 27 de agosto;
3 e 10 de setembro.
Programa Aqui é Brasil
As ações fazem parte do programa Aqui é Brasil, iniciativa do governo voltada ao acolhimento humanizado de brasileiros repatriados ou deportados. O projeto busca oferecer apoio social, psicológico e de reintegração, como forma de responder de maneira articulada e digna aos processos de retorno forçado.
De acordo com o ministério, a proposta reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a proteção dos direitos humanos e com a garantia de dignidade às pessoas retornadas.

