back to top
24 C
Brasilia
quarta-feira, 21 janeiro 2026, 09:24:18
Publicidade
Publicidade

Expedição pelo Rio Amazonas vai unir ciência e saberes tradicionais

Publicado em:

Repórter: Paulo Andrade

Notícias relacionadas

Seca persiste em SP e ameaça abastecimento no primeiro trimestre

A chuva segue abaixo da média histórica em praticamente...

Cantareira segue em faixa de restrição no início de 2026

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)...

Desmatamento cai em cinco biomas brasileiros

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) consolidou os...

Defeso do caranguejo-uçá em 2026 começa em janeiro

O calendário de defeso do caranguejo-uçá para 2026 já...

Lei de MT volta a vigorar e pressiona Moratória da Soja

Maior produtor de soja do país, Mato Grosso voltou...
Publicidade

Uma expedição científica pelo Rio Amazonas, entre Manaus e Belém, pretende aproximar pesquisadores e comunidades locais na busca por soluções frente às mudanças climáticas na região. A viagem ocorrerá de 28 de outubro a 21 de novembro, a bordo da embarcação Iaraçu, e integra a Temporada Brasil-França 2025.

O projeto é fruto da cooperação entre os dois países e envolve dez instituições. Ao longo do percurso, o Iaraçu receberá cientistas, ribeirinhos, empreendedores da bioeconomia, associações e cooperativas, criando um espaço de troca de saberes.

“O Iaraçu tem uma dimensão participativa e inclusiva, e esse encontro de diferentes vozes é o que dá peso e particularidade ao projeto”, destacou o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

A iniciativa será concluída em Belém, sede da COP30, após passar por cidades como Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Alter do Chão, Almerim, Porto de Moz, Gurupá e Breves. O material coletado chegará à capital paraense antes de 6 de novembro, a tempo de ser levado às negociações internacionais.

Segundo o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), o nome Iaraçu remete à protetora dos rios (Iara) e àquilo que é grandioso (açu), simbolizando a missão de levar a voz dos povos da floresta para o debate global.

A presidente da Capes, Denise de Carvalho, destacou que os dados devem gerar novas publicações científicas:

“Pelo menos alguns livros e artigos nós temos certeza que serão frutos desse trabalho, ampliando a divulgação científica e socioambiental”, disse.

Chamada pública

Está aberto até 29 de agosto o edital para seleção de uma equipe franco-brasileira de 28 pessoas que embarcará na expedição. Podem participar pesquisadores universitários, startups com foco em soluções climáticas e instituições socioambientais.

As propostas devem incluir atividades como workshops, seminários, formações e dinâmicas com comunidades ribeirinhas. O resultado será divulgado em 15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas na representação do IRD no Brasil ou pelo e-mail bresil@ird.fr

Newsletter

- Assine nossa newsletter

- Receba nossas principais notícias

Publicidade
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.