O surfe brasileiro tem um novo campeão mundial. O paranaense Yago Dora conquistou o título da World Surf League (WSL) na noite desta segunda-feira (1º), em Fiji. Ele superou o americano Griffin Colapinto na decisão do WSL Finals, a etapa final do circuito, com um placar de 15,66 a 12,33.
Como líder do ranking da temporada regular, Yago Dora entrou na final com uma vantagem estratégica, indo direto para a última bateria e dominando a disputa. “Isso aqui é fruto de muito trabalho, dedicação. Estou muito feliz de levar este título para o Brasil. É inacreditável”, declarou o surfista logo após a vitória.
A conquista de Yago Dora marca o oitavo título mundial para o Brasil na história da WSL, consolidando a “Brazilian Storm” no cenário global do esporte. Antes dele, outros brasileiros já haviam levantado o troféu: Gabriel Medina (três vezes), Filipe Toledo (duas vezes), Adriano de Souza e Ítalo Ferreira.
Outro representante do Brasil na competição, o potiguar Ítalo Ferreira, também teve uma boa campanha. Ele venceu sua primeira bateria contra o australiano Jack Robinson, mas foi derrotado por Griffin Colapinto na sequência, terminando o campeonato na quarta posição.

